| 12/05/2009 18h33min
A chuva tão aguardada para amenizar os efeitos da estiagem continua até quinta-feira na Serra Gaúcha. Entre esta quarta e quinta deve chover forte, o que deve contribuir para aumentar o nível das barragens. Devido à formação de um ciclone extratropical, há risco de vendavais.
Nesta terça-feira, de acordo com medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até as 15h o volume de chuvas em Caxias do Sul era de 20 milímetros. Nos primeiros 10 dias de maio, o total foi de 5,7 milímetros, conforme o 8º Distrito de Meteorologia, sediado em Caxias.
Antes da chuva desta terça, a última vez que havia chovido forte na região fora em 20 de fevereiro, quando o volume em 24 horas chegou a 40 milímetros em Caxias do Sul.
Segundo a meteorologista Estael Sias, da Central RBS de Meteorologia, depois desta quinta-feira só deve voltar a chover na região, e com pouca intensidade, em 23 de maio. Por enquanto, as previsões também não indicam a
ocorrência de um veranico de maio.
—
Por essa previsão, é preciso cautela ao se comemorar o fim da estiagem. O melhor é continuar economizando água — sugere.
Daqui para frente, os prognósticos indicam que O La Nina, resfriamento do Oceano Pacífico que reduz as chuvas no Estado, não irá mais influenciar o clima. Com isso, passam a predominar as condições típicas de cada região, explica Estael. Na Serra, o clima típico é o inverno frio e seco intercalado por periodos de chuva forte.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.