| 12/05/2009 15h14min
A chuva que se iniciou na madrugada, no sul do Estado, já atinge praticamente todo o Rio Grande do Sul na tarde de terça-feira. No balneário Cassino, em Rio Grande, o vento forte derrubou postes e destelhou casas. Às 4h, na avenida Atlântica, pelo menos duas casas foram atingidas por postes derrubados com a força de um vendaval. A ventania durou cerca de cinco minutos. Mas foi o suficiente para causar estragos. Com as rajadas de vento quatro postes caíram - dois deles atingiram residências, árvores foram arrancadas pela raiz e uma casa foi destelhada. Os moradores estão sem energia elétrica.
Em Pelotas, também no Sul, choveu durante toda a manhã. A chuva, que começou forte de madrugada, por volta das 2h, seguiu fraca até as 11h. As cidades vizinhas tiveram situação semelhante, com chuva fraca e constante durante toda a manhã.
Nos municípios do noroeste do Estado, uma das regiões mais atingidas pela estiagem, a chuva chegou por volta das 9h, mas
a maioria não viu mais do que
pancadas leves e garoa. Em Três de Maio, chove fraco desde as 9h, enquanto em Santo Ângelo a garoa começou por volta das 9h30min. Por volta das 10h, foi a vez de Ijuí receber a chuva que chegou, ainda com pouca intensidade, em Panambi e Horizontina, às 11h. Nas cidades em que a chuva chegou por volta do meio-dia, como Porto Xavier, as pancadas foram mais fortes. Em Cruz Alta, após uma manhã de pingos esparsos, começou a chover com força às 12h30min.
Uma chuvarada forte atingiu a zona urbana de Passo Fundo, no norte do Estado, no início da tarde. No começo da manhã, uma garoa fraca já havia atingido o município e outras cidades do norte gaúcho. Assim como ocorreu ontem em Erechim, estas chuvas são irregulares e mal distribuídas e não resolvem o problema da seca que castiga a região.
Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, uma chuva regular caiu durante toda a manhã, mas foi perdendo força e parou por volta das 11h30min.
As recentes chuvas colaboram para amenizar a situação, mas ainda não há uma avaliação do seu efeito diante da intensidade da estiagem
Foto:
Leo Saballa Jr.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.