| 18/03/2009 22h35min
O novo código ambiental de Santa Catarina, que tramita na Assembleia Legislativa, será um dos temas de discussão da Ambientalis — Conferência e Mostra de Sustentabilidade, que se encerra nesta quinta-feira no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó.
A discussão sobre esse tema começa às 16h, com representantes do Ministério Público e Ministério do Meio Ambiente. Pela manhã, serão mostradas experiências sobre a urbanização de Medelin, na Colômbia, uso do solo no meio rural e mudanças climáticas.
De acordo com uma das coordenadoras do evento e consultora ambiental Sílvia Valdez, um dos objetivos é que a população tome conhecimento do novo código e que ele não fique restrito a uma briga entre ambientalistas e o setor produtivo.
O evento, que começou na noite de terça-feira, também busca uma reflexão sobre as atitudes de cada um no dia-a-dia. Por isso, na entrada do Centro de Eventos, há blocos de material reciclado. No intervalo, são
servidos suco, café orgânico e leite
produzido por uma cooperativa de Quilombo, valorizando a produção local. Os copos são de papel, que, ao contrário dos de plástico, se decompõem rapidamente.
O evento conta ainda com uma mostra de experiências sustentáveis. Uma delas, desenvolvida pelo Orbitato: Instituto de Estudos em Arquitetura, Moda e Design, de Pomerode, mostra faixas, bolas e vestidos criados com a reutilização de tecidos descartados pelas indústrias. A designer Rosane Pfitzer mostra também cestas produzidas com folha de bananeira.
As estudantes Daniela Bernardi e Fabiana Toniolli, da Unoesc de São Miguel do Oeste, criaram uma cadeira reaproveitando pedaços de madeira e rolhas (cortiça). Outra novidade é a Minhocasa, kit com três caixas que utiliza minhocas para transformar lixo orgânico em adubo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.