Emergência em SC | 08/12/2008 18h08min
O calor que marcou o início da semana em Santa Catarina deve permanecer pelos próximos dias e trazer mais chuva para o Estado. Não está descartada a ocorrência de temporais e granizo em alguns pontos isolados do território catarinense.
A previsão do tempo para Santa Catarina
A previsão da Central RBS de Meteorologia indica que a chegada de uma massa de ar quente vinda do centro do Brasil desde o fim de semana provocou, nesta segunda-feira, recordes de calor em Chapecó (34,5 graus Celsius, a mais alta do ano na cidade) e Criciúma (36ºC, a mais alta do Estado na primavera).
Esse calor associado à umidade deve provocar chuva a partir de terça-feira em todas as regiões, mas ainda de forma irregular: em uma cidade pode ser uma pancada e, no município vizinho,
as condições levam apenas à formação de nuvens.
Os
meteorologistas da Epagri/Ciram alertam que, também para terça-feira, as condições de chuva podem levar à formação de temporais e granizo em áreas isoladas de Santa Catarina, inclusive nas regiões atingidas pela enchente, o que elevará o risco de novos novos deslizamentos.
Na quarta-feira, as condições de chuva devem continuar, porém mais organizadas devido a um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul. Isso vai fazer que Santa Catarina tenha um dia abafado e chuvoso, porém com as chuvas mais bem distribuídas.
Alerta
A Defesa Civil estadual está com a equipe reforçada desde o dia 22 de novembro e reforça o alerta devido às condições meteorológicas. Além dos funcionários do departamento, membros do Grupo de Ação Coordenada do Governo do Estado auxiliam nas ações.
De acordo com o diretor da Defesa Civil catarinense, major Márcio Luiz Alves, o alerta é uma medida preventiva, que
busca chamar a atenção da população para a possibilidade de um
desastre. Também é uma ação de orientação para as instituições de segurança, que devem ficar de prontidão no caso de emergência.
— Neste momento estamos todos trabalhando para minimizar os impactos que a ocorrência de novas chuvas podem provocar e atender àqueles que já sofreram com os eventos adversos anteriores — afirma.
Orientações
No caso de alagamentos, a Defesa Civil recomenda que a população evite o contato com a água, que pode estar contaminada, causando doenças. Também é aconselhável não dirigir em lugares alagados.
Moradores de áreas onde podem acontecer deslizamentos precisam ficar atentos ao aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores e postes. Todas as orientações da Defesa Civil do município devem ser atendidas.
No caso de emergência, a comunidade deve acionar a Coordenadoria Municipal de Defesa
Civil pelo telefone 199. O número da Defesa Civil estadual é o (48) 3244
0600.
Nuvens de chuva sobre a Baía Sul na Capital: tendência de calor e temporais até quarta-feira
Foto:
Felipe Rosa
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.