Emergência em SC | 05/12/2008 15h32min
Professores e estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começaram, na manhã desta sexta-feira, o levantamento de dados para elaborar um laudo sobre a situação de um terreno que apresenta rachaduras na Costa de Cima, no Pântano do Sul, em Florianópolis.
Na terça-feira, 27 pessoas de 14 residências tiveram que deixar suas casas devido ao risco iminente de deslizamento, de acordo com laudo providenciado pela Defesa Civil do município.
Trabalham no monitoramento quatro professores dos laboratórios de Geoprocessamento e Cartografia e Geologia e Mineralogia da Udesc, além de um professor de Geomensura do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-SC). Eles são auxiliados por seis acadêmicos da universidade.
GPS
Nesta sexta-feira, foi instalado no local um GPS geodésico, equipamento para medir o deslocamento do solo. Ainda esta tarde deverá ser instalado um pluviômetro para
avaliar a quantidade de chuva no terreno.
Não há previsão
para a emissão do laudo. Se, durante a leitura dos dados, o solo sofrer deslocamentos, o monitoramento levará mais algum tempo. Uma medição prévia realizada pelos pesquisadores entre terça e quinta-feira não registrou movimentação.
As pessoas que precisaram deixar suas casas estão em residências de parentes.
Pesquisadores instalaram equipamentos para medir o deslocamento do solo e a quantidade de chuva
Foto:
Hermínio Nunes
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.