| 25/11/2008 12h10min
O lançamento do livro Avaí Futebol Clube, de Alexandrino Barreto Neto, que estava previsto para esta quinta-feira, dia 27, foi adiado em virtude das chuvas que assolam grande parte de Santa Catarina. Segundo nota publicada no site do clube, a editora responsável pela impressão da obra, localizada em Blumenau, comunicou que será "impossível realizar a entrega do material até o dia marcado, tendo em vista que a cidade está em situação de emergência".
A obra
Em 514 páginas de um verdadeiro almanaque, Alexandrino traça a trajetória de 85 anos do clube, listando 3.140 jogos desde 1923 (até a vitória por 2 a 1 sobre a Ponte Preta, em 31 de outubro), escalações da equipe em todas as partidas, relação completa de jogadores que atuaram pelo clube e passagens marcantes da história do Leão de Santa Catarina.
— Foram sete anos de pesquisas diárias em acervos particulares e em bibliotecas, consultando milhares de documentos,
para procurar reconstituir fielmente a história do
clube mais amado de Santa Catarina — afirmou Barreto Neto ao Globoesporte.com.
O escritor inclui o acesso à Série A do Brasileiro como um dos momentos marcantes da trajetória do clube, ao lado de goleadas sobre o grande rival Figueirense (11 a 2 em 1938 e 9 a 3 seis anos depois) e a conquista da Série C do Nacional em 98.
Os principais atletas que passagem pelo Avaí também têm espaço de destaque na obra. O autor cita o goleiro Adolfinho; os atacantes Saul Oliveira, maior artilheiro da história do clube, e Nizeta; e os meias Milton Cavallazzi e Zenon, campeão catarinense em 73 e 75, brasileiro pelo Guarani em 78 e bi paulista pelo Corinthians em 82/83.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.