| 10/11/2008 10h47min
Como se não bastasse a derrota para o Atlético-PR no último sábado, o Figueirense ainda viu o Vasco vencer o Santos e ultrapassar o alvinegro catarinense na tabela. Resultado? Vice-lanterna do Brasileirão, faltando apenas quatro rodadas para o encerramento da Série A. Com apenas 35 pontos em 34 jogos, o risco de rebaixamento para a Série B já chega aos 83%, de acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola.
A notícia que pode acalmar os nervos do torcedor é que, segundo o matemático, só o Ipatinga está em uma situação considerada complicadíssima — com 98% de risco de rebaixamento, na lanterna da competição. No mais, a disputa para fugir da Série B está aberta
— Nunca foi tão fácil escapar, os times estão pontuando menos do que o ano passado. Azar, por exemplo, do Corinthians, que já estava com 41 pontos nesta rodada. Um confronto muito interessante e importante será Fluminense x Portuguesa. É uma partida de alto risco para os dois times, mas já vão se enfrentar sabendo o resultado do Vasco contra o Atlético-MG, que jogam na quarta — afirmou o matemático ao site Globoesporte.com.
À frente, o Figueirense tem a Portuguesa, com 36 pontos e, empatados com 37, Náutico, Fluminense e Vasco. Ou seja: uma vitória sobre o São Paulo combinada com as derrotas de Vasco e Náutico, além de um empate entre Fluminense e Portuguesa podem deixar o alvinegro catarinense na 15ª colocação já na próxima rodada.
— O número mágico para fugir do descenso é 44 pontos — explicou o matemático.
Se conseguir os três pontos vencendo o líder da Série A, o Figueirense cumpriria a primeira meta desta reta final de campeonato, já que ainda faltam nove pontos para se garantir na elite.
Depois de encarar o São Paulo, o Figueirense terá pela frente o duelo com o Náutico, 17º da classificação, no Scarpelli. Pela penúltima rodada, o alvinegro catarinense encara o alvinegro carioca — o Botafogo. Depois, para encerrar a participação na Série A em 2008, recebe o Inter.
São quatro jogos decisivos, nos quais três vitórias dariam alívio ao grupo. Mas como conseguir este aproveitamento? Para o capitão Cleiton Xavier, cada elemento do grupo precisa dar um pouquinho mais de si nos jogos.
— Cada um tem que dar um pouquinho mais, o que a gente deu nos outros jogos não foi o suficiente. Então temos que colocar a mão na consciência e saber que só depende da gente.
Focado em seu objetivo, o Figueira se reapresenta nesta terça, dia 11, no Centro de Formação e Treinamento para iniciar a preparação visando a partida contra o São Paulo no próximo domingo, às 17h, no estádio do Morumbi, em São Paulo.
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.