| 04/11/2008 03h09min
Desde a última quarta-feira, quando uma forte tempestade atingiu Santa Catarina, 18 municípios decretaram situação de emergência. Só nesta segunda-feira foram cinco: Belmonte, Bom Jesus, Cunha Porã, Sul Brasil e União do Oeste, todas na região Oeste do Estado.
A Defesa Civil de Santa Catarina acredita que o número de municípios em estado de emergência pode aumentar nos próximos dias já que, também na região Oeste, muitas cidades ainda estão em vistoria. Saltinho é uma das localidades que enfrentam problemas decorrente da chuva e que podem ter sua situação de emergência anunciada.
Em Cunha Porã, 37 pessoas estão desalojadas. Em Modelo, na mesma região, 60 residências, uma escola e um centro comunitário foram danificados. Três pessoas foram desalojadas, todas da mesma família.
A agricultura desses municípios foi afetada, comprometendo as colheitas. Estradas, pontes e pontilhões também foram danificados.
Nos próximos dias, o tempo não deve
colaborar para que consertos sejam
realizados. Na quinta e na sexta-feira, as chuvas retornam ao Estado. Como o solo está encharcado, deslizamentos podem ocorrer. A Defesa Civil pede para que moradores do Vale do Itajaí, da região Norte do Estado e da Grande Florianópolis fiquem em alerta.
Durante a semana, o sol aparece alternadamente com a chuva, assim como ocorreu nesta segunda. A previsão feita pela Central RBS de Meteorologia é de que os dias esquentem e fiquem abafados, resultando em pancadas isoladas. A instabilidade deve durar até o fim da primeira quinzena deste mês, quando este sistema se desloca para o Paraná. Dias inteiros de chuva, como ocorreram em outubro, porém, serão cada vez mais raros.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.