| 06/08/2008 15h27min
Depois de estrear na F-1 em 2002, a Toyota viveu em 2005 um ano de bons resultados na categoria antes de cair novamente no marasmo. E é exatamente aquele nível de três temporadas atrás que John Howett, presidente da equipe japonesa e embalado pela segunda posição de Timo Glock no Grande Prêmio da Hungria, acredita que tenha sido alcançado novamente.
Apesar do otimismo de Howett, os números mostram que os resultados do melhor ano da história da Toyota na Fórmula-1 ainda não podem ser comparados aos de 2008. Se naquela oportunidade a escuderia alcançou cinco pódios e ameaçou o terceiro lugar da Ferrari no Mundial de Construtores, desta vez nem o posto de quarta melhor equipe da categoria está assegurado: com 35 pontos, os japoneses têm quatro de vantagem para a Renault.
No entanto, o desempenho mostrado por Glock e Jarno Trulli é prova de uma clara evolução do carro vermelho e branco, que em todo o ano passado colecionou abandonos e só conquistou 13 tentos com seus dois pilotos: o italiano fazia dupla com Ralf Schumacher. E é esse panorama que traz felicidade a Howett.
– Nós tivemos um forte início em 2005 porque sacrificamos 2004 em virtude das mudanças nas regras — explicou o homem-forte da Toyota – No ano passado na verdade nós tivemos uma temporada melhor do que mostram os resultados e talvez demos credito a isto. Acho que agora nós temos um bom time de pessoas que trabalham juntas.
Nesse contexto, Howett enxerga que a próxima temporada pode ser decisiva para se realizar um definitivo salto de qualidade, uma vez que novamente o regulamento sofrerá em alterações: a principal inovação deve ser o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética).
– O ano que vem é uma imensa oportunidade e um imenso risco. Se você conseguir acertar será uma estrela e se errar não se recuperará na seqüência. Estamos conscientes disso e já temos trabalhado no carro de 2009 há bastante tempo.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.