| 24/04/2008 15h01min
Em alerta para possíveis manifestações racistas da torcida espanhola, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) lançou nesta quinta-feira a campanha "Everyrace" (Todas as Raças). Segundo a agência de notícias Ansa, a intenção é evitar que no GP da Espanha deste final de semana aconteçam situações como as que atingiram Lewis Hamilton durante a pré-temporada deste ano. Em fevereiro, o piloto da McLaren foi insultado por torcedores pró-Alonso com frases racistas. As informações são do GloboEsporte.com.
– Os princípios do esporte estão abertos a todos e, justamente por isso, decidimos lançar a campanha "Everyrace. (A intenção é divulgar que) A discriminação e o preconceito não têm lugar no esporte e na categoria – diz o comunicado da FIA, feito em conjunto com a Federação Espanhola de Automobilismo.
Vencedor do GP do Bahrein, Felipe Massa condena qualquer ação racista. Entretanto, ele lembra também que a polêmica entre Hamilton e Alonso tem ido muito além das zebras dos circuitos.
– Para mim o racismo não é bonito em nenhum lugar, muito menos no esporte. No entanto, é preciso ver o que ocorreu aqui de verdade. Havia pessoas que queriam brincar com o carnaval. Pelo o que eu vi, foi mais uma guerra entre a imprensa inglesa e espanhola que um verdadeiro problema de racismo. Mas o racismo é uma coisa que não deve acontecer nunca, não apenas no esporte, mas também na vida. Todos têm o direito de viver de modo igual independentemente da nação, do país ou da cor que tem – declarou o brasileiro, durante coletiva em Barcelona.
Hamilton não espera novos problemas de racismo
Depois de sofrer com atitudes racistas na pré-temporada, o inglês Lewis Hamilton está tranqüilo quanto à possibilidade de problemas semelhantes lhe atingirem durante o final de semana de disputas do GP da Espanha, também realizado no circuito da Catalunha. Questionado por jornalistas se temia novas manifestações, o piloto da McLaren disse que não. Em declarações distribuídas pela McLaren esta semana, Lewis elogiou a pista espanhola.
– O circuito da Catalunha é uma excelente pista e eu espero que ela nunca saia do calendário. Sempre são disputadas corridas competitivas lá, além de vários fãs entusiasmados que promovem um excelente clima – declarou.
Por prevenção, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) iniciou nesta quinta-feira uma campanha anti-racismo.
– Acho ótimo que a FIA esteja apoiando esta causa. Eles possuem todo o meu apoio e o de outros piloto também – limitou-se a dizer Hamilton, que, apesar de ser o primeiro piloto negro da história da Fórmula 1, não gosta de falar sobre questões raciais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.