| 05/04/2008 13h09min
O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, deve deixar o Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, neste domingo, para continuar em casa a recuperação de duas cirurgias, realizadas neste sábado. As intervenções foram no joelho esquerdo e na vesícula.
O médico José Luiz Runco, da CBF, foi o responsável pela cirurgia no joelho, acompanhado do ortopedista Fábio Krebs. Já o procedimento na vesícula foi para a retirada de uma pedra. Dunga passa bem, e deve andar com o auxílio de muletas por um mês.
– O Dunga já há algum tempo vinha sentindo dificuldades no seu joelho no dia-a-dia e mais ainda quando tentava uma prática esportiva. Aproveitou-se este intervalo maior de atividades da Seleção para fazer as cirurgias – explicou Runco.
Dentro de um mês devem estar se iniciando os trabalhos de musculação na parte do joelho esquerdo.
O joelho de Dunga passou por uma artroscopia e a uma osteotomia. A artroscopia é um procedimento utilizado para visualizar, diagnosticar e tratar problemas dentro de uma junta (no caso, o joelho). A osteotomia é o seccionamento cirúrgico de um osso, com o fim de corrigir uma restauração ou deformidade do esqueleto.
Uma placa foi colocada na perna do técnico da Seleção em função de uma mudança no eixo no joelho, necessária para a cirurgia.
– Na osteotomia você é obrigado a mudar o eixo do joelho. Você quebra a perna, no termo popular, muda posição do joelho e coloca uma placa para que ele possa andar sem ter mais o chamado joelho varo (arqueado), tipo caubói – explica Runco.
Os procedimentos não atrapalharão a agenda do comandante à frente da equipe nacional, já que os próximos compromissos oficiais serão em junho pelas Eliminatórias à Copa de 2010, contra Paraguai e Argentina.
RÁDIO GAÚCHA E CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.