| 17/02/2008 17h59min
Mesmo sem um jogador em campo durante grande parte do jogo, o Grêmio superou a desvantagem e venceu a Ulbra por 1 a 0, na tarde deste domingo no Complexo Esportivo, em Canoas, pela sexta rodada do Gauchão. O gol foi anotado por Roger, de pênalti, aos 31 minutos do primeiro tempo. O Tricolor lidera o Grupo 1 com 14 pontos, um a mais que o Esportivo.
Nos primeiros minutos, a Ulbra tentou sufocar os visitantes. Pressionando a saída de bola, os canoenses não deixavam os gremistas passarem do meio-campo. Mas o Grêmio haveria de se impor. Eduardo Costa cumpria bem a função de volante, desarmando e promovendo a saída de bola, o que não havia acontecido na vitória sobre o Jaciara pela Copa do Brasil.
Com Roger mais adiantado, quase como um atacante, Maylson e Adilson tinham a função de criar as jogadas. E quando a bola caía nos pés do camisa 10, ele mostrava porque ele é diferenciado: com habilidade, conduzia, finalizava e procurava o centroavante Perea, que, no entanto, foi pouco participativo.
A baixa
A atuação não era perfeita, mas o Tricolor detinha o volume de jogo. Aos 12 minutos, entretanto, o time sofreu uma baixa. Após dividida com o zagueiro Carlinhos, Anderson Pico levantou muito a perna e acabou atingindo a barriga do adversário. O árbitro Leonardo Gaciba mostrou o cartão vermelho ao gremista.
A volta da raça
Com um jogador a menos, o Grêmio teria de resgatar uma das maiores características do clube: a raça. Roger chamou a responsabilidade para si, e passou a voltar mais para ajudar na criação. Léo começou a subir para o ataque, dando mais volume ao setor ofensivo. Aos 30 minutos, o zagueiro ingressou na área e foi derrubado pelo zagueiro Carlinhos. Pênalti. Com categoria, Roger cobrou no canto direito de Rafael, abrindo o placar.
No segundo tempo, a Ulbra ensaiou uma reação, principalmente com jogadas pela esquerda com Leandro Xavier. O problema foi que, logo aos quatro minutos, o zagueiro Carlinhos foi expulso. Com dez jogadores de cada lado, prevaleceu a qualidade e o preparo físico tricolor.
Time para frente
O técnico interino, Julinho Camargo, aproveitou a igualdade no número de jogadores para adotar uma postura mais ofensiva. Sacou Adilson para colocar Jonas. O Grêmio criou mais chances, mas a Ulbra aproveitava para contra-atacar e obrigar o goleiro Victor a fazer belas defesas. Mesmo assim, os atacantes não acertaram a pontaria e o jogo terminou com o placar de 1 a 0 para o Tricolor.
Agora, o Grêmio terá pela frente o Esportivo, o grande adversário na busca pela liderança. Este jogo decisivo para as pretensões dos dois times ocorre às 21h45min desta quinta, no Estádio Olímpico. Um dia antes, a Ulbra vai ao Vale do Sinos enfrentar o Novo Hamburgo.
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.