| 06/02/2008 19h44min
A Seleção Brasileira suou para vencer a Irlanda por 1 a 0 nesta quarta no Croke Park, em Dublin, no primeiro amistoso do time de Dunga no ano. O gol foi anotado por Robinho, aos 21 minutos do segundo tempo. A equipe verde-amarela teve dificuldades durante a partida, devido especialmente ao esquema defensivo do adversário, armado pelo técnico interino Don Givens.
Os irlandeses bem que tentaram fazer frente ao Brasil. Nos primeiros minutos de jogo, o time da casa ameaçou através de Miller e McGeady, que, pelo lado esquerdo do ataque, criavam dificuldades para o lateral-direito Leo Moura. Na hora de cruzar, porém, era visível a falta de qualidade dos europeus: ou a bola ia muito alta, ou muito baixa. Quando a Irlanda causava perigo, lá estava o zagueiro Alex para afastá-lo.
Retranca irlandesa
Depois de alguns sustos, o Brasil resolveu ir para cima. Mas parou na retranca irlandesa. Os donos da casa
congestionavam o meio-campo, mas qualidade dos passes do
time verde-amarelo se sobressaía, e o time de Dunga facilmente chegava à frente da área irlandesa. Lá que estava o problema. Com muitos jogadores atrás, a maioria dentro da área, ficava mais fácil para a Irlanda neutralizar o ataque visitante.
Assim, o Brasil apostou nas laterais. Pela esquerda, Richarlyson subiu mais, buscando servir o centroavante Luis Fabiano na área. O mesmo aconteceu pela direita, com Leo Moura, que não mostrou boa qualidade e errou na maior parte das tentativas. Os irlandeses, entanto, estavam bem posicionados, e a bola raramente sobrava limpa para o ataque brasileiro. Desta forma, apenas Julio Baptista conseguiu conferir para o gol, para defesa do goleiro Given.
No segundo tempo, a Irlanda teve uma importante baixa: perdeu o meia-atacante Miller, que havia se chocado com Gilberto Silva. No lugar entrou Potter, que, na primeira participação, furou em bola ao tentar finalizar de dentro da
área.
Robinho recebe de Diego e marca
Já o Brasil entrou em campo mais envolvente. Com o volante Josué subindo para o ataque, Diego e Júlio Baptista tiveram facilidade no conflito com a defesa irlandesa. E foi nos pés do meia do Werder Bremen que começou a surgir o gol do Brasil. Após receber passe de calcanhar de Luis Fabiano, ele viu o ex-companheiro de Santos Robinho correndo pela direita e rolou para o atacante. Robinho recebeu, gingou na frente do defensor Carsley e acabou chutando entre as pernas do adversário. Com a visão encoberta pelo companheiro, Given não conseguiu evitar o gol brasileiro.
Pouco tempo para os olímpicos
As substituições de Dunga, que eram esperadas para o intervalo, acabaram ocorrendo apenas a partir dos 32 minutos do segundo tempo. Primeiro entrou Anderson, no lugar de Diego. Em seguida, Lucas substituiu Josué, aos 36. Dois minutos depois, foi a vez de Rafael Sobis. Os garotos de idade olímpica, no entanto, tiveram pouco
tempo, e não chegaram a participar
efetivamente da partida. Nos minutos finais, a Irlanda pressionou buscando o empate, mas esbarrou na própria falta de objetividade no momento da finalização.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.