| 01/02/2008 15h06min
A Red Bull Racing recebeu várias críticas ao longo de janeiro por apresentar seu novo carro, o RB4, muito semelhante ao protótipo utilizado na temporada 2007 da Fórmula-1. Para calar os críticos, a escuderia austríaca foi radical: no primeiro dia de testes em Barcelona, nesta sexta-feira, o monoposto que entrou em ação na Catalunha possuía a parte superior traseira completamente horizontal, sem o tradicional "cone" das outras montadoras.
A mudança de última hora visa a melhorar a aerodinâmica dos carros do escocês David Coulthard e do australiano Mark Webber. Além disso, os engenheiros acreditam que a inovação ajudará a dar mais estabilidade lateral, auxiliando na condução do ar até os aerofólios traseiros.
De acordo com a trupe técnica do time da Áustria, a novidade aerodinâmica será extremamente útil em curvas, maior preocupação das equipes nesta temporada. Com o fim do controle de tração, os carros perderão estabilidade no momento da frenagem – o que ressaltaria a importância do equilíbrio lateral.
Mesmo com o protótipo chapado, a RBR não se colocou entre os cinco melhores tempos dos treinos matinais em Barcelona. Webber foi o sexto colocado com 1min23s657, logo à frente de Coulthard, sétimo com 1min23s668. A montadora austríaca ficou a mais de 1s2 do líder Lewis Hamilton, da McLaren, e a 0,6s da zebra do dia, o italiano Giancarlo Fisichella, a bordo da Force India (ex-Spyker).
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.