| 23/01/2008 12h33min
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim, Liu Qi, voltou a insistir na necessidade de as autoridades acabarem com a mendicância e o trabalho de vendedores ambulantes até o evento. , embora tenha defendido a idéia de que isso venha a ocorrer "de forma civilizada".
— O problema dos mendigos e vendedores ambulantes deve ser resolvido antes dos Jogos. Os policiais, para aplicarem a lei, devem ser civilizados, devem explicar suas ações e ser razoáveis. Não devem criar problemas sociais — disse Liu, também presidente do Partido Comunista de Pequim, em entrevista ao diário Beijing News.
A obsessão por "limpar" a cidade antes dos Jogos Olímpicos não é nova. Pequim iniciou uma campanha na virada do ano para que os vendedores ambulantes de postais, bandeiras chinesas e materiais falsificados sobre o evento esportivo fossem expulsos da Praça da Paz Celestial. Em algumas ocasiões, os encarregados de multar e apreender a mercadoria dos vendedores ambulantes
são funcionários
públicos, e não policiais.
As organizações internacionais de defesa dos direitos humanos têm tentado, há vários anos, expressar preocupação pelos métodos que Pequim pode estar usando para melhorar sua imagem no Exterior. A mendicância aumentou consideravelmente nos últimos anos na capital chinesa, em paralelo ao desequilibrado crescimento econômico do país. É muito raro caminhar pelas ruas do centro de Pequim sem encontrar pessoas pedindo esmolas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.