| 08/01/2008 14h54min
O Rio de Janeiro já pode ser considerada oficialmente uma das cidades aspirantes a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Nesta terça, o Comitê de Candidatura apresentou na capital fluminense o projeto de candidatura para sediar a maior competição esportiva dentro de oito anos – dois depois de realizar a Copa do Mundo de 2014.
No evento, que aconteceu no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o Comitê apresentou o questionário de postulação. O documento partirá para a Suíça e será entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI) no dia 11 de janeiro, na cidade de Lausanne, sede da entidade.
Sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007, a capital fluminense espera realizar uma série de obras para poder competir com outras cidades como Madri, Chicago, Tóquio, Praga e Doha. Entre elas, está a construção de um centro olímpico de treinamento, que culminará na demolição do Autódromo de Jacarepaguá.
Embora tenha sido utilizado no Rio 2007, o Parque Aquático Júlio Delamare também será desativado, bem como o Estádio Célio de Barros, no Complexo Esportivo do Maracanã. De acordo com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, as derrubadas dos locais acontecerão para que se tenha melhor acomodação para as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos, caso o Rio seja confirmado pelo COI.
O anúncio oficial da cidade que receberá as Olimpíadas de 2016 só será feito em outubro de 2009, dentro de 22 meses. Os Jogos de 2012, valem lembrar, já estão marcados para acontecer na cidade de Londres, na Inglaterra – o que minimizaria as chances da espanhola Madri e da tcheca Praga por também serem cidades da Europa.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.