| 11/12/2007 19h46min
A rodada final do Grupo A da Liga dos Campeões colocou frente a frente quatro equipes com chances de conquistar um lugar nas oitavas-de-final da competição. Quando a bola rolou, no entanto, todo o equilíbrio mostrado nas cinco primeiras rodadas foi por água abaixo e a força inglesa prevaleceu com a vitória do Liverpool por 4 a 0 sobre o Olympique de Marselha.
Atuando em território francês, no Estádio Velodrome, palco da semifinal da Copa de 1998 entre Brasil e Holanda, o time do Liverpool partiu para cima do rival e, logo aos 3 minutos, teve a chance de abrir o placar depois que Givet travou Gerrard na área. Na cobrança do pênalti, no entanto, Mandanda levou a melhor e fez a defesa.
A alegria dos donos da casa durou exatos 60 segundos. Sem desanimar, o capitão inglês se recuperou na jogada seguinte, novamente após falta cometida por Givet. Da entrada da área, o camisa oito encheu o pé e abriu o placar para o Liverpool.
Arrasador, o time inglês atuou como se estivesse em casa e continuou sem tomar conhecimento dos franceses. Aos 11 minutos, novamente em jogada pela esquerda do ataque, Torres arriscou o chute e surpreendeu o goleiro, ampliando para 2 a 0 a vantagem até a descida para os vestiários.
No segundo tempo, o Liverpool manteve o ritmo e garantiu a vitória e a vaga logo aos três minutos, com Kuyt. Sem forças para reagir, os franceses tentaram o gol de honra na base da pressão, mas, desordenados, por pouco não deixaram o gramado com uma histórica goleada.
Torres e Fábio Aurélio, que entrou no segundo tempo, ainda criaram oportunidades para ampliar, mas, no final, foi Babel, quem deu números finais ao jogo, no último lance da partida. O placar de 4 a 0 fez justiça ao Liverpool, que chegou aos dez pontos e terminou na segunda posição do grupo, um atrás do Porto, de Portugal.
Como consolo para o time de Marselha, terceiro colocado no grupo, fica a garantia da classificação para a terceira fase da Copa da Uefa, segunda mais importante do continente europeu.
Porto vence Besiktas
Já no Estádio do Dragão, em Portugal, o Porto entrou em campo disposto a tudo para não dar chances à zebra turca e conseguiu assegurar a ponta do grupo e a vaga nas oitavas-de-final da Liga com uma boa vitória: 2 a 0. O primeiro gol do Dragões foi marcado pelo argentino Lucho Gonzalez, aos 44 minutos do primeiro tempo. O lance gerou reclamações do Besiktas, que pediu impedimento do meia no lance, não marcado pela arbitragem.
Na etapa final, o Besiktas voltou pressionando, mas, quando estava melhor na partida, sofreu o golpe fatal: Lucho Gonzalez lançou Quaresma, que apareceu livre na frente do goleiro Rustu e, com tranqüilidade, apenas empurrou para as redes, definindo a vitória e a primeira colocação do grupo para a equipe portuguesa.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.