| 02/12/2007 18h17min
Dia histórico para o futebol brasileiro. Na tarde deste domingo, o Grêmio empatou em 1 a 1 com o Corinthians, no Estádio Olímpico, e colocou o Alvinegro na Segunda Divisão. Jonas abriu o placar no primeiro minuto em favor do Grêmio.Cloadoaldo empatou aos 30.
O Alvinegro foi prejudicado por causa de um resultado paralelo na competição. No Serra Dourada, o Goiás venceu o Inter por 2 a 1, de virada, e terminou na 16ª colocação, com 45 pontos.
Com o empate em Porto Alegre, o Corinthians ficou em 17º, com 44 pontos. Já o Grêmio finaliza a competição na sexta posição, com 58, com uma das vagas na Sul-Americana.
Mano Menezes é ovacionado
A partida também foi especial para o técnico Mano Menezes. Depois de dois anos e sete meses no comando do Tricolor, o treinador fez a despedida no clube gaúcho e teve o nome ovacionado pela torcida antes do jogo.
Jonas abre placar no primeiro minuto
Depois de cerca de 20 minutos de atraso, a partida começou movimentada no Olímpico. Logo no primeiro minuto, o Grêmio surpreendeu o Corinthians. Bustos cobrou falta da ponta esquerda e Jonas desviou para as redes: 1 a 0.
O gol foi quase um “balde de água fria” para os ânimos corintianos e o Tricolor continuou pressionando. Por pouco, Marcel não ampliou o placar em duas ocasiões. Aos 16, o atacante chutou livre na grande área, obrigando Felipe a fazer boa defesa. Pouco depois, acertou uma cabeçada na trave.
Nelsinho tenta esfriar o Tricolor e Corinthians empata
Enquanto isso, o Cruzeiro fazia 2 a 0 no América-RN – resultado que tirava o Ticolor da Copa Libertadores da América. Assim, em uma tentativa de baixar o ritmo dos gremistas, o técnico Nelsinho Batista pediu para os seus jogadores avisarem os gaúchos de que a equipe mineira estava vencendo e ficando com a vaga.
A atitude de Nelsinho pareceu dar resultado. O Corinthians cresceu em campo e começou a pressionar. Clodoaldo, que já havia desperdiçado uma chance, não perdoou aos 30 minutos. Depois de um cruzamento da direita de Carlos Alberto, o atacante desviou e igualou tudo: 1 a 1.
Com o empate, as duas equipes diminuíram o ritmo, tornando a partida morosa. No final da etapa a torcida gremista reagiu e começou a gritar “queremos raça, queremos raça”.
Na volta do intervalo, o time paulista até voltou melhor. Nos primeiros minutos, Vampeta fez um lançamento preciso para a grande área e Bruno Octávio cabeceou para fora.
Goiás vira e coloca o Corinthians no desespero
Ao mesmo tempo, no Estádio Serra Dourada, aconteceu tudo o que não podia para o Alvinegro. Quando Goiás e Inter empatavam em 1 a 1, o árbitro Djalma Beltrane marcou pênalti em favor do time da casa.
Na cobrança, Paulo Baier chutou e Clemer defendeu. Mas o árbitro Djalma Beltrane alegou que o goleiro colorado se adiantou e exigiu uma nova penalidade. O goiano bateu pela segunda vez e o goleiro colorado defendeu novamente, mas se adiantando mais ainda.
Beltrane mandou repetir a cobrança pela terceira vez. Elson não desperdiçou e colocou o time goiano na frente.
No Olímpico a reação foi imediata. A torcida corintiana se calou e o goleiro reserva Marcelo avisou Nelsinho de que o Goiás estava vencendo. Assim, o treinador foi para o tudo ou nada, colocando Arce, Aílton e Héverton no lugar de Bruno Octávio, Everton e Vampeta, respectivamente.
As mudanças não surtiram o efeito
desejado. O time corintiano ficou muito nervoso e não conseguia
criar boas oportunidades, arriscando da intermediária, na maioria das vezes.
Tcheco também se despede
Aos 29, Mano Menezes colocou Tuta no lugar de Tcheco. Na saída, o capitão gremista beijou o símbolo do clube e falou em tom de despedida:
– Infelizmente é a minha despedida. Vou para a Arábia.
O Corinthians foi para cima do Grêmio, mas de forma desorganizada. Em duas oportunidades, o goleiro Felipe foi para a área tentar marcar o gol. Em uma dessas chances, a zaga gremista afastou de cabeça e Diego Souza ficou com o rebote. Entretanto, Héverton cometeu falta forte no meia gremista e recebeu o vermelho. No final, o time paulista não teve força ou qualidade de virar o placar e terá de jogar na Série B em 2008.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.