| 23/11/2007 10h55min
O ex-presidente colorado Fernando Carvalho participou de uma entrevista online no clicRBS, nesta sexta-feira. Respondendo a perguntas de torcedores e jornalistas, o dirigente reconheceu aquele que deve ser o objetivo do Inter para 2008: retomar o nível de competitividade de 2006, quando o clube conquistou a Libertadores e o Mundial para deixar para trás os maus resultados deste ano.
– Há uma ressaca natural de quem conquistou o maior título de sua história. Além disso nós colorados estamos desconsiderando o fato de termos vencidos a Recopa Sul-Americana, título muito importante, que acabou sendo a única conquista internacional de um clube brasileiro. Mas é evidente que isto não é suficiente para o atendimento das nossas ambições e devemos melhorar muito na próxima temporada, repetindo e retomando o nível de competitividade atingido em 2006.
Carvalho destacou que o Inter tem um time muito qualificado no final do Brasileirão. Para o dirigente, não será necessário contratar grandes reforços para a próxima temporada.
– O Internacional tem um grupo de muita qualidade e com muitas alternativas para o treinador. Pouca coisa precisa ser acrescentada, dependendo de renovações de contrato; por exemplo, lateral direito, meia de ligação, lateral esquerdo.
Sobre o Torneio de Dubai, Fernando Carvalho ressaltou que a participação do Inter em um torneio que envolve grandes clubes da Europa é uma grande notícia para os colorados.
– Participar de um torneio só com clubes de primeira linha do futebol mundial implica em alguns sacrifícios, principalmente aos profissionais. Por isso, acho que, somando e diminuindo, iniciar uma temporada da maneira que o Internacional iniciará, além de não prejudicar o trabalho para o restante do ano, certamente constitui uma ambição da totalidade dos clubes brasileiros.
Confira a transcrição completa da entrevista com Fernando Carvalho:
Pergunta do internauta Péricles Pretto: O Sr. pensa em ser presidente do Inter em algum dia???
Fernando Carvalho: Sem dúvida durante os cincos anos que passei como presidente tive uma gratificação muito grande, por isso não afasto a possibilidade de concorrer novamente. Contudo, isto deve ser definido dentro de um contexto político. Nesse momento não estou pensando nisso.
clicRBS: O que faltou para o Inter em 2007 que sobrou em 2006?
Fernando Carvalho: Depois das conquistas de 2006, que foram as maiores da história do clube, naturalmente acontece uma ressaca de todos os integrantes do processo. Talvez tenhamos pago o nosso tributo em 2007 pelas vitórias de 2006. Certamente a seqüência do trabalho, que é o mesmo iniciado em 2002, vai redundar na competitividade almejada por todos os colorados.
Pergunta do internauta Péricles Pretto: O que o Sr. teria feito caso fosse o presidente do Inter ainda: Renovaria com o Clemer? e o Elder Granja, renovaria?
Fernando Carvalho: Estas questões devem ser decididas por quem está no dia-a-dia, tendo contato direto com o problema, coisa que não está acontecendo comigo. O vice-presidente Giovanni Luigi é extremamente competente e teve a sensibilidade de renovar com o Clemer, que passou a ser o maior goleiro da história do clube depois do ano passado. Em relação ao Granja, trata-se de um excelente jogador cotado para a seleção brasileira durante o ano de 2005, seu melhor momento, mas que ultimamente, face às lesões, não tem correspondido à altura de sua qualidade. Mesmo assim acho que seria de recontratá-lo.
clicRBS: Recentemente, o presidente Piffero admitiu que deveria ter mexido no grupo de jogadores no início de 2007. O senhor concorda?
Fernando Carvalho: Filosoficamente, seja um grupo vencedor ou um grupo à procura de títulos, sempre é bom uma movimentação no elenco, pois isso oxigena o ambiente interno, evitando acomodação dos profissionais.
Pergunta do internauta JULIANO: Olá meu grande presidente ?! Antes de tudo lhe agradeço por tudo que fizeste pelo inter ! Mas minha pergunta vai ai: Será que não conseguimos parceiro para fazer a cobertura sem gastar nossa grana ?
Fernando Carvalho: Esta questão de aparelhamento do Beira-Rio para as necessidades de uma Copa do Mundo está sendo gerida por duas pessoas extremamente competentes, o presidente Vitório Piffero e o vice-presidente Pedro Affatato, pelo o que os colorados podem ter certeza que o Internacional fará o melhor negócio para o seu crescimento. Parcerias às vezes são nefastas e prejudicam o clube, sendo inúmeros os exemplos até bem próximos que assim o dizem.
clicRBS: Fernando, você tem pretensões de presidir o Clube dos 13? Como funciona o processo sucessório na entidade?
Fernando Carvalho: O Clube dos 13 realizou sua eleição no último dia 13 de novembro, tem como presidente dr. Fábio Koff que já há 12 anos comanda a entidade, e certamente tem muito ainda a contribuir com o futebol brasileiro. Portanto não é hora de se falar em ocupar esta ou aquela posição na entidade, principalmente um momento em que há um visível crescimento do Clube dos 13 na defesa dos interesses de seus filiados.
clicRBS: Quais são as carências do atual time? Quantos reforços precisam ser contratados?
Fernando Carvalho: O Internacional tem um grupo de muita qualidade e com muitas alternativas para o treinador. Pouca coisa precisa ser acrescentada, dependendo de renovações de contrato; por exemplo: lateral direito, meia de ligação, lateral-esquerdo.
Pergunta do internauta Alessandro: Você acredita que a gestão anterior do presidente Fernando Miranda auxiliou para o crescimento do clube ou o equilíbrio e crescimento foi mérito somente da sua gestão?
Fernando Carvalho: O Internacional é um clube que cresce há 94 anos e todo mundo teve participação nesta ascensão. Ninguém pode ter a paternidade exclusiva deste crescimento.
Pergunta do internauta gtrois: Presidente, durante a sua gestão o aprendizado com os erros foi tornando a equipe cada ano mais competitiva.Quais são os principais erros a serem corrigidos para 2008?
Fernando Carvalho: Acima de tudo a definição das prioridades e o foco inarredável nestas prioridades.
clicRBS: O Torneio de Dubai pode atrapalhar a preparação do Inter para 2008?
Fernando Carvalho: A definição do projeto Dubai, segundo tenho notícia, foi feita com muita antecedência e por isso com certeza permitirá uma pré-temporada bem realizada. Afora isso participar de um torneio só com clubes de primeira linha do futebol mundial implica em alguns sacrifícios, principalmente aos profissionais. Por isso acho que, somando e diminuindo, iniciar uma temporada da maneira que o Internacional iniciará, além de não prejudicar o trabalho para o restante do ano, certamente constitui uma ambição da totalidade dos clubes brasileiros.
Pergunta do internauta Fábio Urnau: Presidente: a que o Sr. credita a má campanha deste ano do Inter?
Fernando Carvalho: Como respondi antes, há uma ressaca natural de quem conquistou o maior título de sua história. Além disso nós colorados estamos desconsiderando o fato de termos vencido a Recopa Sul-Americana, título muito importante, que acabou sendo a única conquista internacional de um clube brasileiro. Mas é evidente que isto não é suficiente para o atendimento das nossas ambições e devemos melhorar muito na próxima temporada, repetindo, retomando o nível de competitividade atingido em 2006.
clicRBS: Como o senhor avalia a demissão e a volta do técnico Abel Braga?
Fernando Carvalho: Dentro de uma regra de planejamento de gestão, não foi a forma mais adequada, contudo no futebol muitas vezes as coisas acontecem e o dirigente acaba tendo que tomar algumas decisões que ele mesmo em outra situação criticaria. O Abel pediu demissão após o clube ter sido desclassificado da Libertadores. A contratação do Gallo não deu certo. O treinador Abel Braga passados três meses, continuou sem trabalhar em outro clube. Daí a pergunta, que melhor treinador do que ele, conhecedor do ambiente e do grupo, para dar seqüência ao trabalho e reanimair o elenco passando por um mal momento? A vida do dirigente é dura, às vezes tem que tomar decisões aparentemente contraditórias, porém corretas como o episódio agora discutido.
Pergunta do internauta Alessandro: Você parece meio político, torce para o Grêmio se classificar para a Libertadores ou está secando? Acredita que o Inter deve ganhar do Palmeiras?
Fernando Carvalho: Meu pensamento é o mesmo pensamento da torcida colorada, pois sou um torcedor.
Pergunta do internauta ronaldo: O Inter tem condições de brigar por títulos importante em 2008, como a Sul-Americana e Copa do Brasil?
Fernando Carvalho: Sem dúvida, pois o elenco é muito qualificado e espera-se que na próxima temporada as lesões, que acometeram o grupo em 2007, não se repitam, como forma de permitir ao treinador a seqüência de uma equipe titular.
Pergunta do internauta Diego Vilela: Se tu ainda fosse Presidente, tendo este atual grupo nas mãos, quais os jogadores que seriam procurados pelo Inter como reforços para 2008?
Fernando Carvalho: Qualquer manifestação que um ex-dirigente como eu faça, ainda mais muito ligado ao presidente Vitório Piffero e ao vice-presidente Giovanni Luigi, vai gerar especulação. Por isso, afora apontar a necessidade da contratação de laterais esquerdo e direito e de um meia de ligação, dependendo de renovações de contrato ainda pendentes, é o máximo que me permito manifestar.
clicrbs: A entrevista online com Fernando Carvalho terminou. Agradecemos a participação de todos.
Fernando Carvalho: Amigos colorados, obrigado pela oportunidade deste contato, vamos confiar e torcer para que no próximo ano, começando pelo inédito Torneio de Dubai, tenhamos uma grande trajetória!
CLICRBSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.