| 03/10/2007 11h51min
A 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre identificou nesta quarta o quarto suspeito de agredir com golpes de canivete Fábio Endrigo Mello Fagundes, de 28 anos, após o Gre-Nal do dia 16 de setembro, na Avenida Borges de Medeiros, em Porto Alegre. O grupo de quatro torcedores do Grêmio fazia apologia neonazista.
O quarto suspeito tem 17 anos e, segundo o delegado Paulo César Jardim, seu nome será preservado. Assim que detido, o adolescente será encaminhado ao Departamento Estadual da Criança e Adolescente (DECA).
Nesta terça, a polícia efetuou a prisão de três suspeitos. Um deles foi liberado e os outros dois, Diego da Silva Santa Maria, 20 anos, e Renan do Amaral Pereira, 23 anos, que confessaram o crime, seguem detidos. Símbolos nazistas misturados a materiais do Grêmio foram encontrados com os jovens.
O movimento neonazista no RS
O delegado Paulo César Jardim acompanha os neonazistas desde 2002 no Estado. Antes, eles se reuniam na Capital, agora, contam com integrantes na Região Metropolitana.
– Nós notamos que evoluiu isso, tanto que eu tenho um mapa. Entre os segmentos do Interior do Estado e da Capital que mais estão se destacando, na área de Viamão tem um grupo que está se movimentando bastante. São jovens. Dois deles que identificamos ontem, são desse grupo – explicou o delegado.
As torcidas de clubes tem sido um lugar para o crescimento desses grupos:
– O que acontece com essas pessoas é que elas acham uma justificativa lógica, no caso a paixão pelo futebol, para justificar sua agressividade – afirmou a psiquiatra Nora Thormann.
Um novo mapeamento está sendo realizado pela Polícia Civil.
– Está aumentando. Está na hora de dar um basta, de alguém dizer para esses jovens que eles podem viver socialmente de oura forma, não com ódio no coração – reteirou Paulo César Jardim.
RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.