| 21/09/2007 08h30min
Ao contrário do técnico da Seleção Brasileira Dunga, Zico, treinador do Fenerbahçe, da Turquia, exaltou a criatividade do atacante do Cruzeiro Kerlon e o drible da foca. Para o ex-jogador, não se trata de provocação.
Em depoimento publicado pelo colunista Renato Mauricio Prado no jornal O Globo, Zico conta que costuma orientar seus jogadores a driblar em jogadas próximas à área adversária.
– Sou favorável a qualquer drible, pois isso é o que existe de lindo no futebol e representa a criatividade que os torcedores vão ao estádio ver. Kerlon procura fazer deste drible uma jogada perigosa para o aversário e vai sempre em direção ao gol, criando a maior dificuldade para os zagueiros, que não estão acostumados a desarmar a bola no alto. Eu mesmo oriento os meus atacantes para sempre usarem esses recursos de driblar em zona de perigo, pois o adversário pode fazer pênalti ou falta – afirma.
O treinador ressalta, porém, ser contra o desrespeito ao adversário e ensina o momento certo de se utilizar o "drible da foca".
– Esse tipo de drible é para ser usado no momento certo do jogo, quando o adversário está desarrumado e se perde, como aconteceu. Sou contra o deboche, aquela coisa do desrespeito gratuito, mas do drible, jamais. Kerlon descobriu uma nova opção e temos é que dar "viva" a jogadores que criam essas situações.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.