| 15/09/2007 22h14min
O judoca gaúcho João Derly está na final do Mundial de Judô do Rio de Janeiro na categoria. Ele bateu o armênio Armen Nazarytan, com um yuko aplicado nos minutos finais do golden score. No tempo normal, a luta terminou empatada. O rival na final será o cubano Yordanis Arencibia. Derly luta pelo bi. Há dois anos, no Mundial do Cairo, o meio-leve tornou-se o primeiro campeão mundial brasileiro.
Ainda no começo do combate, o armênio tentou entrar com seu principal golpe, mas o brasileiro conseguiu neutralizar a pegada. Antigos conhecidos de treinamento, os dois investiam na força física em uma seqüência intensa de ataques, mas o placar permanecia inalterado.
Na metade do combate, Nazaryan acabou acertando o olho de Derly involuntariamente levando a uma breve paralisação do combate. Após uma tentativa de golpe nas pernas, o europeu conseguiu derrubar o brasileiro acertando um koka. Com 2min05 para lutar, Derly chegou perto de pontuar, mas dois segundos depois o brasileiro obteve seu koka com uma pegada nas pernas.
Nazaryan precisou receber atendimento médico porque seu ouvido começou a sangrar. Em uma luta bastante dura, perto do minuto final o atual campeão mundial da categoria chegou perto de acertar outro golpe nas pernas. Depois de outras duas tentativas, o combate terminou empatado nos 5 minutos regulamentares e a decisão foi para o golden score.
No primeiro minuto da prorrogação, Derly conseguiu levantar o oponente que teve dificuldades, mas conseguiu se recuperar, evitando o golpe decisivo. Bastante cansado, o europeu tentava evitar o combate e buscava pouco o ataque.
Com o desgaste, Nazaryan mudou o estilo de ataque, tentando fechar ao máximo o espaço para o brasileiro. Um falso ataque do armênio levou a arbitragem a uma rápida reunião para determinar a retomada do combate sem punição. Com 2min10, Derly entrou um yuko, garantindo a defesa do título.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.