| 09/09/2007 21h04min
Deu Uruguai, no jogo entre Náutico e Botafogo disputado nesta tarde, nos Aflitos, em Recife, pelo Brasileirão. Explico: o atleta uruguaio Beto Acosta marcou os quatro gols do Timbu no jogo. O Náutico, de virada, fez 4 a 1 no alvinegro carioca.
Essa foi a terceira partida seguida em que o Timbu não é derrotado. O time agora possui 27 pontos, chegando a 18ª colocação. No próximo sábado, os pernambucanos visitam o Goiás no Serra Dourada.
Já o alvinegro amarga uma seqüência de quatro jogos sem vitória. Agora na sexta posição com 39 pontos, a equipe começa a se distanciar da zona de classificação à Copa Libertadores. Os cariocas voltam a jogar no domingo, quando encaram o Corinthians no Pacaembu.
O primeiro tempo começou com tudo. Pressionando, os visitantes só precisaram de dois minutos para abrir o placar em uma bola parada. Jorge Henrique colocou na cabeça de Juninho, que desviou com precisão, fazendo seu sexto gol na competição. Seis minutos depois, Jorge Henrique foi acionado na esquerda, cortou para o meio e chutou colocado, obrigando Eduardo a se esticar todo para fazer a defesa.
Dodô também teve sua chance. O atacante recebeu um lançamento aos 13 minutos e tentou encobrir com a cabeça o goleiro adversário, que conseguiu se recuperar a tempo para fazer a intervenção.
Aos poucos, os anfitriões foram equilibrando o jogo. Em um contra-ataque aos 16 minutos, Acosta rolou para Daniel Paulista, que encheu o pé, mandando a bola rente ao travessão de Max. Oito minutos depois, Geraldo subiu sozinho em uma cobrança de falta e cabeceou a bola na rede pelo lado de fora.
Mas aos 29 minutos não teve jeito. Em um cruzamento da esquerda de Radamés, Acosta apareceu sozinho dentro da área e cabeceou com precisão para empatar. E a virada veio pouco tempo depois, aos 36 minutos, quando o árbitro marcou um pênalti de Leandro Guerreiro em Acosta. O meia uruguaio foi para cobrança e contou com a ajuda de Max, que encostou na bola, mas não conseguiu segurá-la, para fazer seu segundo gol no jogo.
A partir daí, o Alvinegro carioca se desequilibrou em campo, fazendo faltas duras e recebendo alguns cartões amarelos. Para complicar a vida da equipe, Jorge Henrique entrou com a sola em uma dividida com Acosta e acabou sendo expulso de campo aos 46 minutos. Depois disso, o atacante foi tirar satisfações com o árbitro Rodrigo Martins Cintra, iniciando uma confusão generalizada, que inclusive precisou da intervenção da polícia.
Com a vantagem numérica, os donos da casa não demoraram para ampliar a vantagem na etapa final. Acosta foi empurrado por Renato Silva dentro da área aos 12 minutos. Dessa vez, o uruguaio cobrou no meio do gol, voltando a deixar sua marca.
O Botafogo quase diminuiu aos 20 minutos. Lucio Flavio alçou a bola na área e Luciano Almeida subiu mais do que a zaga, cabeceando perto do travessão de Eduardo. A resposta veio oito minutos depois, quando Geraldo foi lançado e invadiu a área. Contudo, ele se enrolou no momento da finalização, permitindo o corte da defesa adversária.
Os cariocas começaram a pressionar, mas tinham dificuldades para superar o bloqueio do oponente, que seguia atrás de um contra-ataque. Aos 35 minutos, Thiago Marin tentou fazer o segundo gol do Alvinegro carioca em um chute de fora da área. No entanto, a bola passou por cima do gol.
Reinaldo ainda teve a chance de diminuir aos 42 minutos, em uma jogada individual. Ele entrou na área, dividiu com a zaga e, na cara do gol, chuta na rede pelo lado de fora. Não satisfeito com os três gols anotados, Acosta apareceu sozinho na área adversária aos 44 minutos e, com a cabeça, definiu o placar.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.