| 03/09/2007 14h39min
A seleção brasileira masculina se apresentou nesta segunda nas eliminatórias do Campeonato Mundial de Ginástica Artística em Stuttgart, na Alemanha, e já tem o que comemorar. Faltando ainda um dia pra o final da fase classificatória, Diego Hypólito garantiu presença nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
O Brasil ocupa momentaneamente a sétima posição por equipes e outras 15 ainda vão se apresentar na Alemanha. Como o time verde e amarelo ficará, no mínimo, com o 22º lugar, o país tem garantido um ginasta nas Olimpíadas do ano que vem. E esse ginasta é Diego Hypólito, melhor brasileiro no individual geral (12º até o momento).
O sistema de classificação é o seguinte: os 12 países mais bem colocados têm o direito de levar a equipe completa para Pequim; do 13º ao 19º, o país manda dois ginastas; e do 19º ao 28º, manda apenas o melhor representante no individual geral em Stuttgart. Portanto, o Brasil ainda tem chances de classificar o time completo ou pelo menos mais um representante além de Diego.
O irmão mais novo de Daniele Hypólito tem chances também de participar da final do individual geral na Alemanha – avançam para a disputa de medalhas os 24 mais bem colocados na fase de classificação. Victor Rosa, em 17º, é outro que ficará na expectativa de conquistar uma vaga na decisão.
A equipe brasileira foi formada ainda pelo experiente Mosiah Rodrigues e pelos jovens Arthur Zanetti, Luis Augustos dos Anjos, e Danilo Nogueira. Os outros países que já se apresentaram foram Porto Rico, Japão, Rússia, Kazaquistão, Grã-Bretanha, Suíça, França e Letônia.
Ainda nesta segunda-feira, entrarão em cena Bielo-Rússia, China (atual campeã) e Bulgária. Na terça-feira será a vez de Austrália, Canadá, Portugal, Holanda, Romênia, Estados Unidos, Itália, Ucrânia, Grécia, Coréia do Sul, Espanha e Alemanha.
Os países e os atletas classificados para Pequim 2008 só serão definidos ao final das apresentações de terça, assim como todos os finalistas do individual geral e dos seis aparelhos no Mundial de Stuttgart (oito ginastas em casa aparelho). Diego tem grandes chances de disputar medalhas no solo e no salto.
Depois de duas Olimpíadas sem representantes (Atlanta 1996 e Sydney 2000), o Brasil contou com a participação de Mosiah Rodrigues em Atenas 2004. O ginasta terminou a competição em 33º lugar, melhor colocação de um atleta do país na história.
Já a equipe feminina foi completa para Atenas e vai repetir a dose em Pequim 2008, já que ficou em oitavo lugar nas eliminatórias, avançando, inclusive, para a disputa de medalhas em Stuttgart. Jade Barbosa é a única finalista no individual geral e por aparelhos, no solo e no salto.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.