| 15/08/2007 23h39min
O número de mortos depois dos terremotos registrados na costa peruana na noite desta quarta-feira já chega a 17 segundo a emissora de TV peruana Pan-americana Televisión. As mortes ocorreram na localidade de Ica, ao sul de Lima. Oficialmente não há dados sobre vítimas.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos corrigiu a magnitude, e informou que mais forte dos tremores que atingiu a região chegou a 7,9 graus na escala Richter. O terremoto, sentido às 18h40min (20h40min de Brasília), causou grandes danos materiais ao longo da costa peruana.
Além das mortes, a imprensa peruana menciona, além disso, a queda de edifícios nas cidades de Ica, Cañete, Pisco e Chincha, além de Lima, todas próximas ao epicentro. Entre as construções que vieram abaixo está a Igreja do Senhor de Luren, na cidade de Ica, cerca de 300 quilômetros ao sul da capital. Na hora do terremoto, uma missa era celebrada no local.
As primeiras informações são de que a cidade de Ica, que está sem luz, foi a mais afetada, segundo uma habitante que se comunicou com o canal de televisão.
O diretor de Sismologia do Instituto Geofísico do Peru, Hernando Tavera, disse que o tremor foi o mais forte nesse trecho do litoral peruano nos últimos 50 anos. O terremoto foi seguido de três réplicas, que causaram ainda mais caos na capital e nas cidades vizinhas do sul. Todo o país sentiu o abalo, inclusive a floresta e toda a cordilheira andina.
– Foi um terremoto de grande magnitude e provavelmente durante toda a semana haverá réplicas – disse Tavera.
• Confira os mais fortes terremotos da História
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.