| 13/05/2007 17h57min
Mesmo que tenha entrado em campo com os reservas, não foi a estréia de Brasileirão que o Grêmio imaginava. Fora de casa, no Estádio Durival de Brito, o time de Mano Menezes levou 3 a 0 do Paraná na primeira rodada da competição. Os gols da equipe comandada pelo técnico Zetti foram marcados por Josiel (dois) e Lima.
Entrosamento e ritmo de jogo. Esses dois fatores podem ter sido a causa do fraco desempenho do Grêmio diante do Paraná. Afinal, todos os jogadores que estiveram em campo – à exceção de Gavilán – tiveram oportunidades como titular, seja no último Brasileirão ou no Gauchão deste ano e perderam a posição.
No primeiro tempo, o Paraná foi pra cima do Tricolor. Explorando bastante as laterais, nas costas de Gavilán e Bruno Teles, o time da casa encontrou por ali um bom caminho para chegar ao ataque. Já o Grêmio apresentou falhas na articulação, tendo Ramon e Éverton muito isolados. Com isso, a bola mal chegou ao centroavante Douglas, que só atuou nos primeiros 45 minutos.
Em uma jogada de linha de fundo pela esquerda, Vinícius Pacheco deixou Schiavi na saudade e cruzou rasteiro para dentro da área. Galatto se esticou todo, mas não alcançou. Josiel colocou o pé e chutou em cima do goleiro. A bola rebateu e morreu dentro do gol. O placar foi aberto no Durival de Brito quando o cronômetro do árbitro Elvécio Zequetto marcava 29 minutos do primeiro tempo.
Para a segunda meta, Mano Menezes alterou a configuração tática da equipe. Sacou Douglas e Willian Magrão para os ingresso do volante Adilson e do lateral Jucemar. Diante disso, Gavilán passou para a meia. O time até melhorou em campo, mas não conseguia levar perigo ao gol de Flávio. O zagueiro Pereira, aproveitando a bola aérea em duas oportunidades na área adversária foi quem teve boas chances de marcar. As duas vezes o destino da bola foi a linha de fundo.
O Paraná complicou as pretensões do Grêmio aos 25 minutos da etapa final. Renan invadiu a área e sofreu carga de Jucemar. Pênalti. O atacante Josiel, ex-Juventude, foi para a cobrança e tirou Galatto do lance, ampliando o marcador.
O jogo já estava definido depois disso. O Grêmio não apresentava um poder de reação capaz de buscar o empate, quando aos 37 minutos o goleiro Flávio deu um balão para frente na reposição de bola. Renan escorou de cabeça no meio-campo e deixou Lima, que havia entrado em campo poucos minutos antes, livre na entrada da área. O chute cruzado de perna direita definiu o placar final: 3 a 0.
Na segunda rodada do Brasileirão, o Grêmio vai receber o Fluminense no Estádio Olímpico, no dia 20 de maio. Antes disso, tem compromisso em seu principal objetivo: a Libertadores da América. Na quarta, a equipe encara o Defensor, no Uruguai, pelas quartas-de-final da competição continental.
Juliano Schüler
juliano.schuler@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.