| 09/05/2007 23h47min
No encontro de Tricolores pela Libertadores, tudo acabou em festa para os gaúchos, nesta quarta, no Estádio Olímpico. O Grêmio derrotou o São Paulo por 2 a 0 e garantiu presença nas quartas-de-final da competição. Como no primeiro jogo, disputado no Morumbi, os paulistas venceram por apenas 1 a 0, a equipe de Mano Menezes enfrentará nas quartas-de-final o Defensor, que eliminou o Flamengo.
Os gols que garantiram o Grêmio na próxima etapa da Libertadores foram marcados por Tcheco, no primeiro tempo, e Diego Souza, no segundo.
Tudo o que a torcida gremista esperava aconteceu na partida desta quarta no Olímpico: um jogo difícil, nervoso, muito disputado, e com dois gols do Grêmio, um na etapa inicial e outro na etapa complementar.
Com mais de 40 mil vozes apoiando, o Grêmio entrou em campo com a mesma equipe que perdeu o primeiro jogo no Morumbi. Muricy Ramalho também utilizou, fora de casa, a mesma escalação que iniciou o duelo na capital paulista.
Durante toda a primeira metade do confronto, o São Paulo tentou atacar, mas encontrava contra si uma equipe bem postada defensivamente e com uma vontade de ganhar impressionante. O Grêmio soube controlar o São Paulo e, a partir daí, estabeleceu sua primeira vantagem no duelo.
A segunda vantagem veio aos 17 minutos, com o gol de Tcheco. Lúcio ergueu uma bola na área da esquerda. A bola passou por vários jogadores e se ofereceu ao capitão gremista. De frente para a goleira, o meia encheu o pé e estufou as redes de Rogério Ceni. O Grêmio ainda teria uma grande chance para ampliar nos primeiros 45 minutos com uma cabeçada de William, defendida pelo goleiro são-paulino.
A única chance do São Paulo no primeiro tempo veio apenas nos descontos. Richarlysson chegou ao fundo e tocou para trás. O atacante Leandro, que entrava em velocidade, chutou de primeira e mandou para fora.
Com Gavilán na vaga de Tcheco, que deixou o campo machucado pouco antes do intervalo, o Grêmio teve muitas dificuldades para segurar o São Paulo no segundo tempo. Isto porque Muricy Ramalho mandou a campo Jorge Wagner e Dagoberto. Os dois jogadores deram o acréscimo de qualidade que a equipe paulista precisava para agredir com mais força o time da casa.
Mesmo sob pressão do adversário, o Grêmio encontrou forças para chegar ao tão sonhado 2 a 0. Em uma bola alçada na grande área do São Paulo, Tuta apenas escorou de cabeça e Diego Souza acertou, de perna direita, o canto de Rogério Ceni, que sequer se mexeu.
Com o Olímpico em chamas, O Grêmio segurou da maneira que pôde. Como já é tradicional em grandes decisões, o Tricolor gaúcho levou um susto imenso nos descontos do segundo tempo da partida. Em uma bola levantada, a zaga falhou e Dagoberto errou na cara de Saja
Com a vitória, o Grêmio mantém a excelente média em decisões de mata-mata dentro do Estádio Olímpico na Libertadores. De 12 disputas decididas em casa, os gremistas se classificaram em 10.
Na próxima fase, o Grêmio terá a chance de melhorar ainda mais este retrospecto. O primeiro jogo contra o Defensor será no Uruguai e a decisão em casa, com o Olímpico abarrotado de gente. Os uruguaios que se cuidem!
VINICIUS REBELLO
vinicius.rebello@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.