| 11/12/2006 09h35min
A tocha olímpica fará um teste pré-olímpico em março, no qual a China verificará a viabilidade da idéia de subir com a chama até o ponto mais alto do mundo. Os alpinistas da Associação Chinesa de Montanhismo ficarão responsáveis pela missão, mas ainda não conhecem os detalhes da expedição ao Monte Everest, afirmou Li Hao Jie, diretor do Departamento de Registro para Escaladores Estrangeiros da entidade.
Li confirmou que a China deve aumentar as taxas para a escalada da vertente norte da montanha para deixar o caminho livre para os escaladores que levarão a tocha. Esta trilha sai da região autônoma chinesa do Tibet.
– Em 2007, haverá um reajuste do preço, e em 2008 haverá outro. O que se pretende é que, aumentando as taxas, diminua o número de escaladores – disse Li.
– Acima dos 8 mil metros há apenas uma rota para subir e se houver muitas pessoas o perigo aumenta – acrescentou Li, que reconheceu que a alta das taxas também está relacionada com o aumento do número de acidentes mortais ocorridos este ano na montanha.
Os organizadores dos Jogos não informaram quantas pessoas participarão da expedição. O Monte Everest pode ser escalado pela face norte, na China, ou pela face sul, no Nepal, e é o cume mais alto do mundo, com 8.844 metros. Esta altura foi estabelecida por cientistas chineses em 2005 e é quatro metros menor que a utilizada como referência anteriormente.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.