| 08/12/2006 16h44min
O departamento médico do Barcelona traçou um planejamento específico de preparação para evitar o "jet lag" (desconforto sentido em viagens mais longas, com mudança de fuso horário, por conta da alteração do ritmo cardíaco normal) e facilitar a adaptação na viagem que a equipe fará no próximo domingo para o Japão, onde disputará o Mundial de Clubes da Fifa.
Para minimizar os efeitos da diferença de fuso (8 horas a mais na capital japonesa), os médicos do Barça acelerarão a adaptação dos jogadores depois do jogo contra o Real Sociedad, marcada para amanhã às 20h, horário local.
A partida impedirá que a equipe realize adaptações ao longo da semana, e, por isso, os jogadores sincronizarão seus relógios com o horário japonês quando subirem no avião, em El Prat, cuja saída está prevista para as 16h, no horário local. Os atletas com dificuldades para dormir durante a viagem vão poder ingerir soníferos de ação curta e sem efeitos colaterais.
Também está previsto que usem meias especiais para evitar o inchaço decorrido de viagens longas, também conhecido como síndrome da classe turística, que consiste na formação de um coágulo de sangue nas veias das pernas que pode causar obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo.
Para evitar este desequilíbrio, se recomenda beber grandes quantidades de água e manter uma dieta variada. Neste sentido, os médicos do Barcelona já estipularam os cardápios da viagem e da estadia em terras japonesas, uma dieta muito semelhante à empregada nas concentrações e dias de partida, muito rica em carboidratos.
Além disso, os médicos do clube aconselharam que todos os jogadores e membros da delegação se vacinem contra tétano e difteria. Os encarregados do material prepararão o equipamento necessário para enfrentar temperaturas entre 1°C e 11°C, previstas no Japão para a próxima semana.
Durante os primeiros dias de estadia no Japão, cada atleta será submetido a um acompanhamento individualizado para avaliar sua adaptação: serão medidos, entre outros aspectos físicos, o peso e a freqüência cardíaca. O Barcelona jogará a primeira partida no Mundial na quinta-feira, 14 de dezembro, às 11h20min, no horário espanhol, contra o ganhador do jogo entre Jeonbuk Hyundai, da Coréia do sul, e América, do México.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.