| 16/08/2006 21h36min
O Grêmio faturou três pontos na tabela de classificação do Brasileirão na noite desta quarta. O time de Mano Menezes venceu por 4 a 2, de virada, o Santa Cruz, em Recife. Depois de sair atrás no placar com um gol de Wilson Suribim no primeiro tempo, o Tricolor voltou para a segunda etapa e virou o jogo com Rômulo e Tcheco. Júnior Maranhão deixou tudo igual novamente, mas aos 42 minutos da etapa final o argentino Herrera deixou sua marca. E nos acréscimos, ele e o meia Léo Lima invadiram a área tabelando. Humilhante. Léo Lima tirou o goleiro do lance e definiu o placar final.
Foi a primeira vez que o Grêmio voltou a Recife depois do épico jogo contra o Náutico, pela rodada final da Série B, em novembro do ano passado. Mais que confirmar sua superioridade sobre o vice-campeão da Série B de 2005, o time engata três vitórias consecutivas – contra Juventude, Atlético-PR e Santa Cruz – e chega aos 26 pontos na tabela do Brasileirão.
Mesmo jogando fora de casa, os comandados do técnico Mano Menezes conseguiram se impôr diante do Cobra Coral. Mas foi em seu melhor momento em campo que o Grêmio levou o primeiro gol. O goleiro Marcelo Grohe saiu mal da meta, e Wilson Surubim subiu mais que a zaga na cobrança de escanteio e abriu o placar aos 27 minutos.
No segundo tempo, Mano resolveu mexer no desenho tático de seu time. Sacou o meia Rafinha e colocou mais um homem de frente: o argentino Herrera. O empate veio logo aos 6 minutos da segunda etapa, também em um escanteio. Rômulo cabeceou forte, não dando chances de defesa para Guto.
Pouco depois, Lucas é derrubado por Nenê dentro da área. Tcheco bate pênalti com categoria e vira o placar. Mas após passar à frente no marcador, o Grêmio se encolheu e deixou o Santa Cruz gostar do jogo novamente. Mesmo pressionado, conseguia algumas estocadas ofensivas. Porém, sem ameaçar muito a meta do goleiro Guto.
O meia Léo Lima entrou na vaga de Hugo e deu novo fôlego e habilidade ao meio-campo tricolor. Apesar da alteração, que daria mais qualidade ao setor, foi o Santa Cruz que marcou e deixou tudo igual novamente. Após uma bola mal rebatida de Evaldo, a bola ficou em poder do time da casa. Júnior Maranhão recebeu um passe açucarado e mandou a bomba de fora da área aos 34 minutos do segundo tempo.
Os três pontos fora de casa pareciam escapar. Fora de casa, o empate até não seria mau negócio. No entanto uma falta frontal cobrada por Tcheco, próxima à área, mudou novamente o desenrolar da partida. O meia chutou rasteiro para dentro da área e, no rebote, Herrera encheu o pé para colocar o Grêmio em vantagem aos 42 minutos.
Depois do gol, o Santa Cruz partiu para o desespero. Resultado: acabou levando mais um. Na verdade um gol humilhante, pois Herrera e Léo Lima foram acionados no contra-ataque e entraram na área tabelando. Léo Lima esbanjou categoria ao dominar, tirar o goleiro do lance e decretar o 4 a 2 no Estádio do Arruda aos 49 minutos.
Juliano Schüler
juliano.schuler@rbsonline.com.br
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.