| 05/07/2006 19h19min
As emissoras de rádio e televisão portuguesas lamentaram a eliminação do país na Copa do Mundo nesta quarta pelas mãos da França nas semifinais do torneio, e foram quase que unânimes ao avaliar que acabou o sonho de Portugal.
Os portugueses se reuniram nas praças das principais cidades para acompanhar a partida ao vivo, e eram muitas as esperanças de a seleção garantisse uma vaga na final, algo inédito até agora, pois há 40 anos Portugal não chegava a uma semifinal.
Desde as primeiras horas da manhã, tudo estava preparado para uma grande festa em comemoração da vitória. Milhares de pessoas se concentraram na esplanada do Parque das Nações, em Lisboa, e o centro da cidade do Porto se transformou em um verdadeiro estádio.
Enquanto isso, milhares de pessoas na capital se preparavam para sair em seus carros para comemorar, fazendo soar as buzinas e com os jovens com a metade do corpo para fora dos veículos, agitando bandeiras ou cachecóis com as cores da bandeira nacional. Mas nada saiu como o esperado.
– Foi um golpe muito duro, talvez tenhamos colocado muitas esperanças na vitória – comentou José Soares, proprietário de um bar no bairro de Benfica, onde a partida foi acompanhada minuto a minuto por muitos torcedores, com alguns deles comentando que o pênalti que deu a vitória para os franceses, cobrado pelo meia Zinedine Zidane, não existiu.
No entanto, alguns torcedores saíram às ruas para buzinar e comemorar a possibilidade de disputar um terceiro lugar na Copa do Mundo, algo que só foi possível a Eusébio e companhia na edição de 1966, na Inglaterra, quando o país acabou ficando em quarto.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.