| 29/06/2006 11h
A Fifa só irá assinalar como gol contra os lances que forem claros e flagrantes, já que o objetivo da entidade é não castigar o jogador que manda a bola contra suas próprias redes.
O alemão Holger Osiek, diretor do Grupo de Estudo Técnico da Fifa, fez esta afirmação em resposta à decisão de dar ao argentino Hernán Crespo a autoria do primeiro gol da Argentina na partida contra o México, no jogo das oitavas-de-final do último sábado.
Osiek assegurou que sempre que houver dúvidas, a ação do atacante se destacará, pelo bem do futebol.
– Nesse caso, é um gol que o México não queria ter a autoria, e sim a Argentina – ressaltou.
Na jogada, que aconteceu aos dez minutos de jogo, o mexicano Jared Borgetti cabeceou um escanteio contra suas redes em disputa com Hernán Crespo, e a bola acabou indo para dentro. Osiek admitiu que sua primeira reação foi dar o gol contra.
– Está claro que, nesse caso, o gol seria de Borgetti se ele tivesse sido o atacante, porque Crespo quase atuou como um defensor – afirmou.
– No entanto, após ver as imagens de todos os ângulos possíveis, chegamos à conclusão que Crespo tocou na bola – completou.
Ao analisar o Mundial, Osiek - auxiliar-técnico de Franz Beckenbauer na Copa de 1990, na Itália –, disse que as críticas feitas à forma de jogar da seleção brasileira não estão sendo justas.
– Todos estão sendo muito críticos com o Brasil. Sempre se espera que, pelos jogadores que têm, os brasileiros mostrem uma explosão de jogo em campo. Mas eles contam com um técnico muito experiente e, nos próximos jogos, veremos do que são capazes – completou.
O Grupo de Estudo Técnico destacou que o conceito de volante mudou na atual Copa do Mundo, já que este jogador não se limita apenas a desarmar o adversário, mas também a iniciar os lances ofensivos.
Osiek deu como exemplos desta evolução o brasileiro Emerson e o argentino Javier Mascherano, além de destacar a habilidade do ganês Stephen Appiah para iniciar os contra-ataques.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.