| 09/06/2006 10h07min
Futebol é paixão. Paixão que às vezes cega, une e até desune pessoas que vestem a mesma camiseta, partilhando a alegria do gol e discordando rispidamente sobre a escalação. Essa explosão de emoção muitas vezes descamba para a violência. Por isso, a organização da Copa do Mundo da Alemanha toma providências enérgicas para impedir, ou mesmo minimizar, as ações de hooligans, torcedores violentos e, em sua maioria, racistas, que protagonizam cenas de barbárie em espetáculos esportivos, principalmente o futebol.
Na última semana, mais de três mil hooligans ingleses – previamente cadastrados – foram obrigados a entregar seus passaportes à polícia, como forma de impedi-los de embarcar para a Alemanha. Do contrário, teriam a prisão preventiva decretada. Cinco deles conseguiram furar o bloqueio e estão na Alemanha, segundo reportagem da Rede Globo.
A preocupação com os britânicos provocou uma ação conjunta da Polícia inglesa com a alemã. Agentes britânicos disfarçados
de torcedores estão
inflitrados na estação de trêm de Franfkurt. Eles tentam identificar os torcedores que não poderiam ir ao país da Copa.
A segurança nas ruas do país-sede do Mundial também será reforçada. Trezentos e vinte oficiais de 13 países europeus que vão trabalhar ao lado de 250.000 homens alemães durante o mês do Mundial. Os locais onde serão instalados telões terão policiamento reforçado.
Crimes até agora considerados menos graves terão sua classificação elevada, e a liberação sob pagamento de fiança será reavaliada. A polícia dará atenção também aos torcedores que usam celulares antes dos jogos para convocar os integrantes de seu grupo para brigar com adversários.
A venda de ingressos também estava prevista nos planos. O chip eletrônico permite a identificação do comprador por meio de um banco de dados assim que ele passar por uma das catracas dos 12 estádios que receberão os jogos. Ao adquirir as entradas, cada pessoa forneceu dados que vão do nome ao
número do cartão de crédito e banco.
No campo mais virtual, a Interpol (polícia internacional) também está mobilizada para perseguir e punir hooligans que organizarem manifestações pela Internet. Isso porque blogs e o Orkut são utilizados para a comunicação e divulgação das idéias de grupos de torcedores fanáticos.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.