| 06/06/2006 17h58min
O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, e o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, destacaram nesta terça o caráter universal do futebol e pediram aos jogadores e torcedores que assistirão ao Mundial que usem a magia do esporte para a paz e o desenvolvimento. Nas próximas semanas, milhões de pessoas no mundo todo fixarão sua atenção na Copa do Mundo, que começa na próxima sexta – razão pela qual ambos expressaram sua esperança de que o evento esportivo contribua para reduzir as fraturas sociais, culturais e religiosas.
– O futebol é um idioma universal que também pode trazer bem-estar a comunidades e países inteiros, explicaram ambos em declaração escrita.
Annan e Blatter explicaram que, por isso, a ONU buscou utilizar o futebol para curar as feridas emocionais deixadas pelas guerras nos jovens refugiados e nos países que viveram conflitos armados recentes. Sob essa mesma perspectiva, a ONU também fez do futebol um instrumento para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pelos 191 Estados-membros da organização em 2000, entre os quais está reduzir a pobreza no mundo pela metade até 2015.
Eles concluíram o documento apontando que o esporte pode favorecer a paz e o desenvolvimento, além de contribuir para um clima de tolerância e compreensão.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.