| 19/09/2010 21h14min
Com 1,5 mil participantes e dez carros alegóricos, o desfile temático farroupilha teve início às 21h deste domingo na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre. Pelo segundo ano consecutivo, a apresentação acontece à noite, com direito a iluminação especial, encenações e trilha sonora.
Inspirado no tema "Farroupilhas: Ideais, Cidadania e Revolução", o espetáculo foi preparado durante quase dois meses, sob o comando dos artistas plásticos Guaraci Feijó, Mano Brum e Sergio Peixoto. Carnavalescos renomados, os três conceberam alegorias gigantescas — com mais de 1,5 toneladas de ferro — e, mais uma vez, estão surpreendendo o público que se aglomera nas arquibancadas.
A começar pelo primeiro carro, com sete metros de altura e mais de 10 metros de comprimento. Criado para representar a família gaúcha, o carro ganhou a forma de um antigo casarão de dois andares. Ao redor da casa, figurantes representaram a vida em tempos de guerra.
Na comissão de frente, um grupo de homens e mulheres pilchados fizeram uma coreografia avançando na avenida com uma bandeira do Estado de cerca de cinco metros de comprimento. O vento causou um efeito visual muito aplaudido pelo público.
Em seguida, ainda passarão pela Beira-Rio os carros do trabalho, simbolizando a lida campeira e as charqueadas, e da religiosidade, no formato de uma igreja. Também ganharão espaço as festas de antigamente, os ideais farroupilhas, os principais líderes da revolução e os estrangeiros engajados na luta, entre outros temas.
O desfile deve durar cerca de uma hora e meia. Leia todos os detalhes na edição desta segunda-feira de Zero Hora.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.