| 14/02/2002 07h35min
Dados sobre pessoas com sintomas de dengue reforçaram nesta semana a suspeita de que a doença tenha chegado ao Rio Grande do Sul. Embora nenhum caso tenha sido confirmado por exames, até sexta-feira passada, dia 8, 143 pessoas apresentaram indícios da contaminação. No início daquela semana, eram 82 casos.
O material coletado para os exames foi enviado ao Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. Até a chegada dos resultados, não haverá certeza sobre a presença do dengue no Estado. O Laboratório Central começará a fazer os testes no Rio Grande do Sul, mas não há previsão de quando a instituição terá o equipamento necessário ao exame que identificará as vítimas da doença.
Vinte das 143 pessoas atendidas no Rio Grande do Sul com sintomas de dengue residem em outros Estados. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, é provável que boa parte dos casos seja de visitantes já contaminados que vieram a Porto Alegre para o Fórum Social Mundial. Os 123 gaúchos que podem estar doentes viajaram recentemente a outras regiões do Brasil, o que indicaria que o Estado ainda estaria livre da epidemia que atinge quase todo o país.
Mas o crescimento acelerado do número de casos suspeitos pôs em alerta agentes de saúde, pois há focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, em todo o Estado. Como as informações não incluem o feriado de Carnaval, é esperado um número ainda maior de casos nos próximos dias.
– Muitas pessoas viajaram para outros Estados, principalmente para o Rio, onde há uma epidemia. Parte delas voltará com dengue – alerta a coordenadora adjunta do Controle de Zoonoses e Vetores da Secretaria de Saúde, Carmen Gomes.
Na Capital, onde já foram computados os casos do Carnaval, houve apenas quatro casos suspeitos, elevando o número de possíveis contaminados para 72. De acordo com o coordenador do Centro de Vigilância da Saúde da Secretaria de Saúde (SMS) de Porto Alegre, Marcelo Bósio, não há casos de pessoas que tenham sido contaminadas na cidade. Todas chegaram de viagem com sintomas do dengue.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.