| 21/10/2005 17h57min
O deputado José Dirceu (PT-SP) afirmou nesta tarde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está certo em não se envolver na defesa das ações que tenha tido como chefe da Casa Civil.
– Vamos supor que o presidente Lula me defendesse – começou Dirceu, sendo interrompido por um repórter, que afirmou:
– Ou que ele esteja interessado na sua cassação, para encerrar a crise.
– Não, aí é maldade – riu o deputado, que continuou:
– Vamos supor que ele me defendesse. O que aconteceria imediatamente? Interferência do Poder Executivo no Legislativo. Acho que o presidente Lula está na função correta, ele está fazendo o que precisa fazer. Eu tenho de me defender. Tenho suficiente apoio para me defender. Na sociedade, na minha bancada, no meu partido, entre parlamentares aqui. Tenho milhares de cidadãos que me enviam e-mails, que me prestam solidariedade.
Dirceu confirmou, contudo, que faria, como cidadão, campanha para Lula fosse reeleito.
– Acredito que o presidente Lula faz um governo que ajuda o Brasil a melhorar e se transformar. Se ele for candidato, eu, como cidadão, vou fazer campanha para o presidente Lula – afirma.
No final da entrevista coletiva convocada por Dirceu em Brasília, um repórter quis saber se o ex-ministro concordava com a máxima de Maquiavel de que os fins justificam os meios.
– Foi construída uma imagem, talvez por culpa minha, de que eu sou daqueles que acham que os fins justificam os meios. O que na minha vida comprova isso? – perguntou o deputado.
Um jornalista lembrou que o ex-ministro fez uma plástica durante o exílio da ditadura, em Cuba, onde viveu com o nome falso de Carlos Henrique Gouveia de Mello. Segundo o ex-ministro, ele ficou mais feio após a cirurgia.
– Ter feito a plástica? Mas aí eu estou defendendo a minha vida. Se eu não faço a plástica, eu volto e sou assassinado. Pior é que eu fiquei mais feio depois que fiz a plástica – afirmou, se corrigindo em seguida - Se é que eu era bonito assim. É muita pretensão, foi um ato falho.
AGÊNCIA O GLOBO© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.