| 25/01/2002 22h52min
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Nelson Jobim, disse que a meta da Justiça Eleitoral é implantar até 2008 o sistema do voto impresso em todas as urnas eletrônicas do país. Ele esteve nesta sexta-feira, dia 25, em Florianópolis, para a inauguração do Fórum Eleitoral Desembargador Wilson Éder Graf, onde funcionará a sede dos cartórios das 12ª, 13ª e 100ª zonas eleitorais da capital catarinense.
Três cidades catarinenses terão voto impresso este ano: Laguna, Balneário Camboriú e Brusque. O TSE comprará mais 51 mil urnas eletrônicas, que vão garantir o voto impresso em 71 cidades brasileiras, que funcionará em caráter experimental nas eleições deste ano. Com as novas urnas, o Tribunal irá utilizar cerca de 405 mil urnas eletrônicas durante as eleições. Nelas, irão votar 114 milhões de eleitores (6 milhões a mais do que nas eleições de 2000).
O presidente enfatizou a importância da urna no combate às fraudes eleitorais:
– Foi o voto obrigatório que impôs ao Estado brasileiro investir nas urnas eletrônicas. Espero que continue sendo obrigatório (o voto), para que as eleições não fiquem nas mãos de uma elite que quer dominar o país – disse Jobim, referindo-se à facilidade com que se fraudava uma eleição no tempo em que as votações se davam por meio de cédulas.
Em função do grande número de candidatos (seis ao todo, presidente, governador, dois senadores e dois deputados), a Justiça Eleitoral prevê confusão na hora que o eleitor for votar. Para tanto, será estimulado o uso da cola: o eleitor leva o nome e número dos candidatos em que pretende votar. Jobim acredita que o resultado geral das eleições 2002 deverá ser dado em no máximo 24 horas.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.