| 19/09/2005 13h52min
Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic) realizada pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) mostra que o total de consumidores endividados com contas em atraso caiu de 46% em agosto para 37% este mês. É o menor índice registrado desde janeiro, quando o total de consumidores inadimplentes era de 36%.
O resultado, segundo a Fecomercio, acompanha a expansão do crédito consignado com desconto em folha de pagamento, que aumentou 110% em 12 meses. Essa modalidade de empréstimo oferece juros menores, em torno de 37% ano ano, contra uma média de 77% para outras categorias de crédito à pessoa física. O resultado da pesquisa da federação paulista de comércio reflete também o aumento da renda e a estabilidade do nível de emprego no país, o que favorece o pagamento de dívidas.
O total de consumidores endividados manteve-se praticamente estável, passando de 67% em agosto para 66% neste mês. Já o comprometimento da renda subiu de 34% para 36% em setembro. De acordo com os economistas da entidade, isso indica que o valor médio das dívidas contraídas neste mês está maior do que o registrado em agosto. Entre os consumidores com contas em atraso, 77% declararam que pretendem quitar total ou parcialmente suas dívidas, contra 73% em agosto.
Diminuiu também os percentual dos que dizem que não poderão de saldar suas dívidas – de 25% para 21%.
AGÊNCIA O GLOBO© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.