| 16/09/2005 20h02min
O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), admite a possibilidade de pedir licença médica do cargo, afirma o deputado João Caldas (PL-AL).
– O que eu tenho de novo é que ele admite tirar uma licença da presidência. Ele pode tirar e voltar a qualquer instante – disse o deputado.
Caldas disse também que falou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre um possível encontro com Severino.
– Ele disse que, se fosse solicitada uma audiência, tranqüilamente concederia, mas isso não foi feito por Severino. Também não veio nenhuma proposta de lá pra cá – afirmou.
Segundo o presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PT-SP), se Severino não renunciar ao mandato até terça-feira (20), será instaurado o processo de cassação do parlamentar e nomeado um relator.
A representação contra Severino foi entregue por cinco partidos de oposição. O deputado é acusado pelo empresário Sebastião Buani de cobrar propina, no período em que foi primeiro-secretário da Câmara, para prorrogar a concessão do restaurante Fiorella, no décimo andar da Casa.
A Constituição e o Regimento Interno da Câmara não contemplam nenhuma hipótese de afastamento do presidente da Casa, a não ser por iniciativa do próprio deputado (afastamento temporário, para facilitar investigações, ou renúncia) ou por quebra de decoro parlamentar.
AGÊNCIA BRASIL© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.