| 08/09/2005 14h40min
A atuação do governo norte-americano diante da devastação causada pelo furacão Katrina levou a popularidade do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, aos níveis mais baixos de seu mandato: com 41% de aprovação, segundo uma pesquisa publicada hoje pela empresa Zogby America.
A pesquisa, que nos últimos dois dias ouviu 1.157 pessoas em idade para votar de todo o país, mostra também que 69% dos americanos acham que a Cruz Vermelha respondeu ao desastre melhor do que o governo federal, contra os 17% que opinam o contrário.
O Katrina também provocou um aumento do pessimismo em relação ao rumo dos EUA: para 53% dos entrevistados, o país avança pelo caminho errado, enquanto que 42% afirmam que os EUA estão bem encaminhados. O resultado contrasta com o da última pesquisa realizada pela Zogby, no final de julho passado. Na época, 46% dos americanos achavam que os EUA seguiam um rumo positivo, contra 47% que afirmavam o contrário.
Os efeitos do furacão não repercutiram apenas na popularidade de Bush. Segundo a Zogby, todo os níveis do governo foram afetados.
Segundo a pesquisa, somente 32% dos americanos acreditam que a administração atuou bem após a catástrofe, contra 66% que qualificam a resposta como negativa. Para 27% dos americanos, o presidente Bush é o culpado pela atuação do governo, enquanto que 22% acreditam que o culpado é Michael Brown, diretor da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês).
A margem de erro da pesquisa realizada pela Zogby é de 2,9%.
AGÊNCIA EFE© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.