| 03/09/2005 14h42min
A sobrinha do músico Fats Domino incluiu o nome de seu tio em um site de desaparecidos após a passagem do furacão Katrina pelo sul dos Estados Unidos. Para milhares de desabrigados, a web é a única esperança de reencontrar familiares, depois de terem perdido propriedades e ficado sem água, comida e qualquer tipo de comunicação.
Vítimas do fenômeno estão a sites para tentar encontrar parentes e amigos, como fez Checquoline Davis, sobrinha de Domino, lendário músico de blues e rock. Após três dias sem ter notícias de seu tio, ela colocou uma mensagem no endereço www.craigslist.com para saber sobre o paradeiro dele. No texto, Checquoline explica que Domino estava em sua casa, em Nova Orleans, quando a tempestade chegou, mas que "nunca deixou" o segundo andar da residência.
A fama do músico fez com que a mensagem de Davis percorresse o mundo. Os meios de comunicação noticiaram o eventual desaparecimento de uma personalidade em meio ao de milhares de vítimas anônimas. Não se sabe ainda o número exato de mortos na tragédia. Karen, a filha do músico, disse ter localizado seu pai em uma foto enquanto ele era resgatado. Mas continuam surgindo milhares de mensagens desesperadas na internet de pessoas que tentam encontrar parentes.
Depois dos atentados de 11 de setembro do 2001, as esquinas de Nova York foram cobertas por cartazes, fotos e preces que indagavam aos transeuntes se os mesmos haviam visto pessoas desaparecidas. Mas, desta vez, o papel deu espaço à tecnologia.
No site www.findkatrina.com, aparece o rosto de Matthew Cardinale, ainda vestido com sua beca de graduação, e Patricia Ann, em uma longa lista em ordem alfabética de desaparecidos. No entanto, nenhuma das mensagens na internet foi respondida até agora. O site recebeu cerca de 350 mil visitas de pessoas que buscam conhecidos ou oferecem ajuda. Esta era a página pessoal de Katrina Blankeship que, por causa da casualidade de ter o mesmo nome do furacão, se transformou em uma das páginas mais consultadas para oferecer informações sobre os atingidos.
AGÊNCIA EFE© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.