| 03/08/2005 09h27min
Fontes do PTB confirmaram ao jornal O Globo que o partido enviou o secretário e ex-tesoureiro Emerson Palmieri para Lisboa no dia 24 de janeiro deste ano para cumprir missão partidária junto à direção da Portugal Telecom. Segundo petebistas, ele foi com o empresário Marcos Valério. Os dois viajaram em vôo da Varig São Paulo-Lisboa, em primeira classe.
Segundo passagens aéreas em poder do PTB, Palmieri regressou no dia 26 de janeiro. Essas mesmas fontes informam que eles foram negociar com a Portugal Telecom a compra pela companhia portuguesa de um bloco de ações da Brasil Telecom.
Ao deixar à noite o Ministério Público Federal, onde prestou depoimento, Valério admitiu ter viajado a Portugal com Palmieri. Disse que foi garimpar negócios para suas agências de publicidade, já que a Portugal Telecom estava prestes a controlar a Telemig Celular, empresa para a qual suas empresas já trabalhavam.
- Palmieri me acompanhou como amigo, nada mais. Ele falou que estava muito estressado e que ia a Portugal me acompanhando - disse Valério.
A CPI dos Correios apura denúncia de que Valério tentou articular nos bastidores para que a Portugal Telecom comprasse uma quantidade suficiente de ações para ter força no controle acionário da Brasil Telecom. Valério advogou no governo os interesses do banqueiro Daniel Dantas na disputa interna da Brasil Telecom envolvendo os fundos de pensão.
A CPI dos Correios tem informações de que esta não foi a única viagem de Valério a Portugal. Ele teria estado em Lisboa pelo menos quatro vezes durante o governo Lula e, em algumas delas, tratado como emissário do governo brasileiro. A CPI já confirmou a informação de que, em janeiro, Valério e Palmieri foram recebidos pelo presidente da Portugal Telecom. Numa das viagens a Lisboa, Valério também esteve com o então ministro de Obras Públicas, António Mexia.
Em recente entrevista concedida ao jornal português Expresso, o ex-ministro Mexia afirmou que recebeu Valério uma vez. Segundo Mexia, foi uma visita de cortesia, a pedido de Miguel Horta e Costa, presidente executivo da Portugal Telecom, que no Brasil é proprietária de 50% da Vivo. Em Portugal, Costa é apontado como pessoa próxima do Banco Espírito Santo, que faz parte do núcleo de principais acionistas da Portugal Telecom.
As informações são da Agência O Globo.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.