| 14/12/2001 19h42min
O frigorífico Rio Guaíba deve encerrar suas atividades no final do ano devido à dívida de R$ 1,6 milhão. A situação econômica delicada que a empresa de Santana do Livramento enfrenta foi informada no início desta semana aos funcionários e credores do frigorífico pela diretoria. Nesta sexta-feira, dia 14, numa reunião na Câmara Municipal para esclarecer a atual situação do Rio Guaíba, o gerente de produção, Heitor Mendina, explicou o motivo do fechamento da indústria. Ele revelou que o surgimento da febre aftosa no Rio Grande do Sul fez o frigorífico entrar num período de dificuldades com a falta de um corredor sanitário em Santa Catarina.
A concorrência com o gado de Mato Grosso que entrava no mercado gaúcho com preço bem inferior à carne produzida dentro do estado teria aumentado a crise da empresa. No entanto, prosseguiu Mendina, a gota d'água para a decisão de encerrar as atividades do frigorífico foi a negativa do Banrisul na liberação de um crédito de R$ 500 mil que serviria de capital de giro.
A proposta foi analisada em comitê pela diretoria do banco que a indeferiu com base em parâmetros técnicos. O banco não está de portas fechadas, podemos voltar a conversar, mas com um novo tipo de negociação disse Hugo Mendes, gerente do Banrisul na cidade. A folha de pagamento não foi atrasada até agora. Todos os 196 funcionários já receberam a primeira parcela do 13 salário e estão com os benefícios, férias e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em dia. Porém, a diretoria da empresa já anunciou que dará aviso prévio para todos os empregados na próxima quinta-feira.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.