| 21/07/2005 11h32min
Em junho, pelo terceiro mês consecutivo, as vendas reais dos supermercados apresentaram queda. De acordo com balanço divulgado hoje pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as vendas no mês passado caíram 3,62% na comparação com maio. Em maio, as vendas já haviam registrado recuo de 0,64% e em abril, de 9,63%.
Na comparação de junho deste ano com junho do ano passado, o resultado foi de um ligeiro crescimento, de 0,69%. Como efeito, no acumulado do primeiro semestre as vendas reais do setor fecharam com variação positiva de 3,68%, depois de acumularem uma alta superior a 8% até o final do primeiro trimestre.
De acordo com a Abras, para estimular as vendas, o setor tem oferecido facilidade na hora do pagamento e recorrido à ampliação de ofertas e promoções, para tentar atrair o consumidor. Em relação ao resultado de junho, a entidade ressalta que o recuo também se deveu ao calendário: enquanto maio contou com 31 dias e cinco finais de semana, junho teve 30 dias e quatro finais de semana.
A Abras também divulgou estudo inédito sobre o valor do gasto médio do brasileiro nos supermercados. De acordo com essa pesquisa, feita em parceria com a Latin Panel, empresa de pesquisa do grupo Ibope, o consumidor gasta em média R$ 19 em cada ida ao supermercado. São quatro compras por mês, sendo que destas, três são para comprar alimentos.
O comportamento de compras por classe social revela que o público principal dos supermercados são os consumidores das classes A e B, que vão, em média, cinco vezes ao ponto de venda, e possuem um ticket médio de R$ 23 por compra. Na classe C, o gasto médio é de R$ 18 e média de quatro idas por mês ao supermercado. Já nas classes D e E, esse gasto não passa de R$ 16, com três visitas ao supermercado por mês.
As informações são da Agência O Globo.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.