| 05/05/2005 16h21min
O Informe sobre a Malária no Mundo de 2005, divulgado nesta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta aumento no número de casos da doença no Brasil. Também indica a falta de recursos financeiros e humanos, as fragilidades técnicas em nível local e a pequena quantidade de informações sobre o assunto como limitadores de um controle efetivo da doença.
Segundo dados da OMS teriam sido registrados no país 379.551 casos em 2003, quase 20 mil a mais do que no ano anterior. O relatório afirma ainda que o Brasil foi responsável, em 2002, por aproximadamente 40% do total de caso de malária nas Américas.
O Ministério da Saúde, porém, divulgou nota, nesta quinta, dia 5, refutando as críticas. O texto alega que a OMS fala com desconhecimento de causa. E argumenta que não há descontinuidade do programa ou de recursos aplicados.
Segundo o órgão do governo, a transmissão de malária no Brasil está concentrada nos nove estados que compõem a Amazônia Legal – Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins –, onde são registrados 99,7% dos casos. No ano passado, foram registrados 462.596 casos da doença. Neste ano, o último balanço divulgado aponta o registro de 124.284 casos.
De acordo com a OMS, a malária é responsável por um milhão de mortes por ano em todo o mundo, 80% na África. A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a meta de diminuir pela metade o número de mortes causadas pela doença até 2010.
As informações são da Agência Brasil.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.