| 18/03/2005 18h46min
O líder do PMDB, senador Ney Suassuna (PB), defendeu nesta sexta, dia 18, a transposição de águas do rio São Francisco como forma de abastecer seu Estado com água própria para consumo. Para o senador o projeto de "tomada de água" tem prioridade diante da revitalização do São Francisco, uma vez que a água desviada se destinará, na Paraíba, para matar a sede da população.
– O São Francisco já não é mais o "Rio da Integração" que se conhecia no passado, navegável em toda a sua extensão, despoluído, com muito peixe. Temos hoje várias hidrelétricas, poluímos o rio. Cidades inteiras jogaram seus esgotos dentro do rio, arrancaram as matas ciliares. Assorearam o rio com a agricultura mal feita. Os ribeirinhos clamam pela revitalização antes da tomada de água. Mas a tomada d'água será de apenas 1%: num caudal médio de 2.600 m³ por segundo vamos retirar menos de 70m³ – justificou.
Suassuna informou que a água de subsolo na Paraíba, nos poucos lugares em que aparece, é muitas vezes salobra, sendo necessário o uso de dessalinizador para torná-la potável. Por outro lado, o projeto de transposição, argumentou, prevê a captação num ponto do rio bem próximo à foz, onde a água em seguida é salinizada ao ser lançada no Atlântico.
– Não somos contra a revitalização. Somos solidários com os Estados ribeirinhos. Mas o meu Estado precisa dessa água é para beber. Não temos um rio perene, a não ser o Rio Piranhas, no norte do Estado – disse.
As informações são da Agência Senado.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.