| 15/03/2005 10h15min
Um veículo da RBS TV foi queimado por integrantes da Via Campesina, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), na BR-386, perto de Sarandi, no norte do Estado. Os agricultores querem que o governo tome medidas para amenizar os problemas da seca no Estado. O protesto de cerca de 2,5 mil colonos estava bloqueando o trânsito há 24 horas no momento em que ocorreu o tumulto.
A equipe cobria a manifestação quando o cinegrafista Éverton Machado teve a câmera arrancada de suas mãos e colocada dentro do carro. O fogo foi ateado no veículo e no equipamento. Nem Machado nem o repórter Leonel Lacerda sofreram ferimentos. Três policiais acompanhavam o protesto.
Segundo Lacerda, o veículo foi quebrado a golpes de foice por quatro manifestantes com os rostos cobertos e depois queimado. O incidente ocorreu por volta das 9h30min. O repórter contou ainda que os manifestantes pegaram seu microfone, celular e rasgaram suas roupas.
De acordo com o relato de Lacerda, um coordenador do MPA protegeu a equipe até ser levada até a Polícia Rodoviária Federal, que estava a 200 metros de distância do protesto. O repórter fez uma ocorrência no posto da PRF.
As informações são do repórter Cléber Bertoncello.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.