| 26/02/2005 15h10min
Autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU) temem que o escândalo de abuso sexual envolvendo soldados das tropas de paz na África seja bem mais amplo. Há evidências de que o problema existe em todas as 16 missões do organismo espalhadas pelo mundo.
Abalada pelo abuso disseminado de mulheres e crianças, incluindo estupro coletivo, na República Democrática do Congo, a ONU também encontrou casos de exploração sexual em pelo menos outras quatro missões: no Burundi, na Libéria, na Costa do Marfim e no Haiti.
– Achamos que isso vai piorar antes de melhorar. Esperamos receber mais informações de todas as missões sobre as denúncias. Estamos preparados para isso – disse Jane Holl Lute, secretária-assistente para as operações de manutenção da paz.
Enquanto o organismo mundial busca conter o abuso, pode barrar países de integrarem missões se eles não conseguirem julgar os culpados, mesmo que a ONU esteja sendo pressionada para encontrar nações contribuintes, disseram autoridades nesta sexta, dia 25.
As informações são da agência Reuters.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.