| 04/02/2005 17h08min
O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou nesta sexta, dia 4, que o embargo à carne bovina e suína por parte da Rússia deve ser suspenso ainda este mês. A medida pode sair antes mesmo da visita que técnicos brasileiros farão àquele país dentro de três semanas para tratar exatamente do comércio de carnes, informou ele.
O governo russo comunicou nesta sexta ao governo brasileiro a suspensão parcial do embargo à carne de frango produzida no país (com excessão dos Estados do Amazonas e Pará). Rodrigues considerou o fato uma grande vitória, mas destacou que a manutenção do embargo à carne bovina e suína é uma atitude sem fundamento técnico.
O ministro avaliou como positivo o fato dos russos terem enviado ao governo um conjunto de questionamentos relativos à produção de carne bovina e suína. As respostas, assegurou, serão enviadas na próxima semana. Rodrigues comemorou ainda a suspensão ao embargo da carne de frango pela Espanha, anunciada também nesta sexta. A medida vigorava desde setembro de 2004
Segundo o ministro a balança comercial não chegou a ser prejudicada em função dos embargos russo e espanhol. Rodrigues informou que durante o embargo russo, que teve um foco de febre aftosa no Pará como pretesto, o país continuou comprado carne de Santa Catarina, Estado livre da doença. O ministro reconheceu, contudo, que a decisão de suspender as importações no ano passado acarretou algum prejuízo para o Rio Grande do Sul e Paraná.
As informações são da Agência Brasil.
© 2009 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.